O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, na tarde desta sexta-feira (22), visitou a obra da Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina, a nova maternidade estadual. A obra, orçada em aproximadamente R$ 84 milhões, é executada com recursos de emenda dos deputados federais Assis Carvalho e Iracema Portella e ainda do Tesouro Estadual. Ao ser finalizada, a nova maternidade terá impacto significativo na melhoria da assistência à mulher e ao recém-nascido.

De acordo com o secretário Florentino Neto, a construção da Unidade de Referência em Alta Complexidade Materno-Infantil de Teresina é a obra mais significativa para a saúde do estado. Serão 286 leitos, sendo 115 destinados para a terapia intensiva, com 20 unidades somente em UTI adulta, assim como 30 leitos de UTI neonatal. Além desses, 45 leitos de Cuidados Intermediários e 20 de leitos Intermediários Canguru, que é um espaço para acolhimento de mãe e bebê, permitindo que a mãe fique mais próxima do filho.

As obras estão em ritmo acelerado e já chegaram ao quinto piso. A previsão é que a primeira fase seja entregue em 2021, conforme cronograma previsto. “Com a Nova Maternidade, vamos ampliar a assistência às mulheres do nosso Estado, que terão mais conforto e tranquilidade para dar à luz. Estamos acompanhando a evolução das obras que já esta com 50% da quinta lage pronta. Toda a estrutura estará pronta até fevereiro, para iniciarmos os acabamentos”, destaca Florentino Neto.

Por: Elis Pegado