Os mutirões de cirurgias eletivas, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), realizaram durante o último final de semana 241 cirurgias, em onze hospitais do Piauí. A meta é de cinco mil procedimentos até o final do ano.
 

Durante os dias 22, 23 e 24 de novembro oito regiões de saúde do estado foram contempladas com os procedimentos cirúrgicos, que beneficiaram pacientes de 135 municípios. Os mutirões de cirurgias eletivas estão dentro da estratégia de ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde e tem como objetivo desafogar os hospitais da capital e trazer mais comodidade para os pacientes.
 

As especialidades médicas contempladas por critério de prioridade são cirurgia geral, pediátrica e ortopédica. Dentre os procedimentos mais comuns estão as herrnioplastias; colecistectmias; exerese de cisto/tumor; hemorroidectomias; postectomias; vasectomias; laqueaduras e etc.


Os critérios de acesso são os da regulação de pacientes e a fila de espera tendo prioridade os usuários com maior tempo em fila e em condições hábeis para realização do procedimento cirúrgico após nova avaliação.