Durante audiência pública,  na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Piauí, nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) anunciou que vai aumentar o número de cirurgias e expandir os mutirões para mais hospitais da Rede Estadual de Saúde. A meta para 2019 é realizar, até o dia 31 de dezembro, cinco mil cirurgias de várias especialidades.


Na audiência pública, a Sesapi apresentou os números dos mutirões de cirurgias eletivas de 2019 e falou ainda sobre a trânsparência da fila de atendimento dos mutirões, que  é acompanhada online pelo Ministério Público. " Tanto o MP como as comissões de saúde acompanham de forma digital o andamento dessa fila, o que traz mais transparência para o nosso sistema" ressaltou Alderico Tavares, superintendente de Assistência à Saúde da Sesapi. 


Os mutirões de cirurgias são regulados pela portaria 1.299 de 25 de maio de 2017, que inicialmente destinou R$ 3.890,000 milhões e foi instituída junto ao Conselho de Secretários de Saúde."Com esses procedimentos através dos mutirões conseguimos dobrar os números de cirurgias pediátricas no Piauí. Antes era em média 200 a 250, hoje conseguimos fazer mais 400", lembra o superintendente.

Alderico Tavares anunciou ainda que a determinação do secretário de Saúde, Florentino Neto, é renovar o contrato dos mutirões de cirurgias com o Ministério da Saúde e trazer para o Piauí as cirurgias minimamente invasivas. " Os pacientes do Piauí vão passar a ter acesso a procedimentos de ponta, a partir de 2020", afirmou.