A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Doenças Sexualmente Transmissíveis, realiza hoje (06), na Praça da Bandeira, centro de Teresina, o dia “D” Mundial de Luta Contra a Aids. O evento será realizado de 8h30 às 12h, com testagem gratuita de HIV, sífilis, hepatite B e C e outros serviços. No Piauí, neste ano de 2019, já são 752 novos casos registrados no estado. 

Os números da doença no Estado cresceram na última década de 2008 a 2018, chegando a 5 mil 587 casos. Segundo a coordenadora de doenças sexualmente transmissíveis da Sesapi, Karina Amorim, a doença aumentou em 50% de casos numa década no Piauí. “ Esse número cresceu tanto pelo não uso do preservativo e pela falta de cuidado da população sexualmente ativa”, afirma Karine.

Além disso, houve a ampliação do diagnóstico e a descentralização do teste rápido. “ Por conta disso, a população infectada conseguiu descobrir a doença com maior rapidez”, diz a coordenadora. Karine também defende que os mais jovens tenham acesso à educação sexual para que possam se prevenir da infecção com informação.  A transmissão acontece por sexo sem proteção; uso de seringa por mais de uma pessoa; transfusão de sangue contaminado; da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação; e instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.