O Centro Regional de Referencia em Saúde do Trabalhador de Bom Jesus (CEREST Bom Jesus) iniciou o ano desenvolvendo ações com os agentes de saúde e endemia do município de Cristino Castro. Ano passado, o município viveu um surto de dengue, o que levou as autoridades a buscar ações com orientações para aqueles profissionais que lidam diretamente com a população e nas áreas de maior incidência da doença.

De acordo com a enfermeira do CEREST de Bom Jesus, Jetirana Pinheiro, a ação se deu após o conhecimento de pelo menos dois agentes relatarem medo de pegar a doença pela segunda vez. “Eles adquiriram a doença provavelmente durante a execução dos seus trabalhos, então eles relatavam ter muito medo de pegar dengue novamente, foi ai que nós desenvolvemos uma ação juntamente com eles, para que eles pudessem se prevenir e orientar a população sobre os riscos”, explicou a enfermeira.

Os agentes de saúde e endemias receberam orientações da equipe do CEREST de Bom Jesus sobre o combate ao vetor da Dengue, Zika e Chikungunya, bem como medidas de proteção aos profissionais. “Todas as informações foram baseadas nas orientações do Ministério da Saúde”, destacou Jetirana Pinheiro.