A avaliação foi realizada pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), da GGTES/Anvisa, em parceria com as Coordenações Estaduais e Distrital dos Núcleos de Segurança do Paciente do país (VISA – NSP), por meio do formulário eletrônico para Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente – 2019, que foi preenchido pelos hospitais com leitos de UTI adulto, pediátrica ou neonatal, no período de 01/04/2019 a 15/08/2019. “Após esse resultado das práticas de autoavaliação, nós temos varias metas que estão propostas no Plano Estadual de Segurança do Paciente para serem cumpridas no período de 2020 a 2023”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), Tatiana Chaves.
 

Essas metas também se encontram elencadas no Plano Plurianual e no Planejamento Estratégico da Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI), tornando a temática de qualidade em segurança do paciente como relevante para o Piauí. “Isso reconhece também a importância que é a sensibilização para todos os gestores da alta liderança, todos os profissionais, população em geral, conselhos de classe, comitê estadual de segurança do paciente, com o proposito de que todos entendam e possam contribuir no seu dia a dia na vivencia dessas praticas, não somente nos ambientes hospitalares, mas também levando essas práticas para serem implantadas nos serviços da atenção básica dos municípios do Estado”, acrescentou Tatiana Chaves.

O Formulário de Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente foi formado por 21 questões contendo indicadores de estrutura e processo referentes às práticas de segurança do paciente.
 

O documento objetivou proporcionar orientações às Coordenações Estaduais/Distrital dos NSP (NSP VISA), para análise e avaliação da validade das informações contidas nos formulários encaminhados ao SNVS, pelos serviços de saúde do Brasil com leitos de UTI adulto, pediátrica ou neonatal, no ano passado.
 

A Segurança do Paciente consiste em um dos seis atributos da qualidade do cuidado, e vem sendo amplamente discutida em todo o mundo, tendo em vista sua importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde preocupados com uma assistência segura.
 

Com isso, e visando prevenir os eventos adversos em serviços de saúde, por meio do estímulo à adoção de práticas seguras, a Anvisa em parceria com as Coordenações Estaduais, Distrital e Municipais de Segurança do Paciente (VISA Segurança do Paciente) vem, desde 2016, monitorando os dados resultantes da aplicação anual da Autovaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI adulto, pediátrica ou neonatal).
 

 Este instrumento permite um diagnóstico das práticas de segurança do paciente na instituição de saúde, envolvendo a avaliação de indicadores de estrutura e processo, baseados na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) da Anvisa n° 36/2013, que institui as ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. A partir das informações coletadas, estas podem definir e guiar ações sanitárias nos níveis local e nacional.
 

Por: Cyntia Veras