A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) tem comprado Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) desde o começo da pandemia no Brasil, já se preparando para a chegada da Covid-19 no Piauí. Já fez a distribuição do material para os hospitais e ainda tem EPI em estoque. Foram distribuídos para os Hospitais Regionais do Estado 15 mil 642 máscaras N95; 25 mil 164 aventais cirúrgicos; 7 mil e 500 protetores faciais; 15 mil unidades de álcool em gel; 5 mil unidades de álcool etílico; 14 mil máscaras cirúrgicas; 105 mil luvas e 15 mil toucas.

Além dos Hospitais Regionais do Estado também receberam EPI´s, os profissionais de dois Hospitais de Referência do Município de Teresina, o Hospital São Marcos, do Hospital Universitário, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Justiça, Secretaria de Fazenda, Sasc, Detran, Polícia Civil e Polícia Militar. Foram beneficiados hospitais estaduais das cidades de Marcolândia, Santa Filomena, São Miguel do Tapuio, Santa Cruz, Água Branca e Simões.

A Sesapi ainda tem em estoque 20 mil máscaras N95; 10 mil e 500 aventais; 5 mil protetores faciais; 10 mil unidades de álcool em gel; 1 milhão 663 luvas para procedimentos cirúrgicos; 49 mil 500 máscaras; 65 mil toucas; 93 mil e 400 propés e 1 mil unidades de óculos de proteção.

De acordo com o secretário Florentino Neto, os equipamentos de proteção individual são fundamentais nesta guerra, principalmente para quem está na linha de frente do combate que são os profissionais de saúde. “ Todos nós precisamos do conhecimento e da dedicação destes profissionais, mas também é necessário que a gente garanta que eles possam trabalhar com toda a segurança possível. Por isso não esperamos pelo material do Ministério da Saúde e compramos também EPI´s para que não falte o material de trabalho deles”, diz o secretário.