Em meio aos dias difíceis que o mundo tem vivido com a pandemia do Coronavirus, os piauienses tem mostrado que é possível unir forças e trabalhar junto com a gestão estadual, em prol das ações preventivas no combate ao COVID-19. “Agradecemos a cada iniciativa de contribuição e ao imenso coração dos piauienses. Em tempos como estes, a caridade e o amor ao próximo são motivadores para que continuemos incansáveis na luta contra o Coronavírus”, destacou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.

Essas ações têm contado com a solidariedade de muitos profissionais de ateliês de Teresina, vaquinhas solidárias, que diariamente, tem trabalhado na fabricação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como máscaras, batas, aventais, capotes, face shields, entre outros materiais que são essenciais para os cuidados dos profissionais de saúde junto aos pacientes e permitido a segurança desses profissionais nas instituições.

Os EPI’s estão sendo recebidos pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado e encaminhados todos os dias aos serviços de saúde que estão à frente dos atendimentos a pacientes com o COVID-19 e que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os serviços são da rede pública, privada e filantrópica, estaduais e municipais, clínicas de hemodiálise e laboratórios.

Ao todo, a DIVISA já recebeu mais de 11 mil EPI’s fabricados pelos ateliês. Os materiais estão sendo produzidos com orientações da Vigilância Sanitária e infectologistas, bem como os cuidados durante o processo de produção. "Todas as orientações são repassadas de acordo com as Notas Técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e da Vigilância Sanitária Estadual", explicou Tatiana Chaves.

Outras doações estão chegando a DIVISA também, por meio da Rede Pense Piauí, que tem mobilizado empresas e profissionais do setor público e privado, por meio da campanha “Vamos Vencer”. Através dessa iniciativa, a Rede já arrecadou doações de máscaras, álcool em gel, aventais e outros suprimentos hospitalares destinados às ações do COVID-19.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) e uma grande rede de farmácia de manipulação, também estão trabalhando na fabricação de Álcool em Gel a 70% para doações.

Dentre os locais que já receberam os equipamentos estão: Hospital Dirceu Arcoverde (HPM), Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital Infantil Lucídio Portela, Maternidade Dona Evangelina Rosa, Hospital São Marcos, Hospital Areolino de Abreu, Hospital do Mocambinho, HEMOPI, Fundação Municipal de Saúde, Hospital de Luzilândia, Hospital Regional de Piripiri Chagas Rodrigues, SASC, Hospital de Curimatá, Laboratório Central (LACEN), Corpo de Bombeiros, HTI, Lab Life, Clinefro, entre outros.

Para mais informações sobre a produção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), a Vigilância Sanitária do Estado estará disponível por meio do número 3216 3662.

Por: Cyntia Veras