As Vigilâncias Sanitárias Municipais (VISAS Municipais), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Militar, estão intensificando as barreiras nas divisas do Piauí para reforçar as medidas de prevenção na propagação do Coronavírus, uma vez que, com a proximidade do período da Semana Santa, ocorre o aumento significativo no volume de circulação de pessoas entre os municípios e oriundas de outros estados.

“Esses profissionais têm trabalhado incansavelmente, dia e noite, na luta contra o Coronavírus, tentando proteger cada cidadão, mas é preciso que a população se conscientize da gravidade que estamos vivendo nesse momento e também faça a sua parte”, ressaltou a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), Tatiana Chaves.

A ação intensifica ainda o decreto do Governo do Estado, publicado no dia 03 de abril, sobre a suspensão dos serviços de transporte intermunicipal de passageiros, na modalidade rodoviário, como medida de segurança sanitária excepcional para o enfrentamento à Covid-19. A medida se mantém até o dia 12 de abril.

Os trabalhos das VISAS Municipais estão sendo acompanhados pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Estado (DIVISA), que tem orientado diariamente os profissionais municipais sobre a condução das atividades.

Na abordagem dos passageiros, as equipes das VISAS Municipais fazem o preenchimento da ficha de notificação de todos os passageiros, bem como as orientações preventivas do COVID-19. “São feitas as orientações sobre a quarentena e se identificado algum passageiro com sintomas do  Coronavírus, eles são encaminhados diretamente para uma unidade de saúde”, explicou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

Por Cyntia Veras