Técnicos da Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA) participaram nesta sexta-feira (15) de uma reunião para o alinhamento e cooperação para a realização das ações de combate a Covid-19 na Nova Ceasa. A reunião contou ainda com a presença da Gerência de Vigilância Sanitária de Teresina (GEVISA), da Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc), do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e da diretoria da Nova Ceasa.

A Nova Ceasa já tem adotado diversas medidas preventivas no enfrentamento da Covid-19, seguindo as orientações sanitárias e acompanhadas pela GEVISA, que tem dado diretamente apoio a central, mas a conscientização dos permissionários e usuários sobre uso obrigatório das máscaras no local ainda é um desafio. “A GEVISA tem dado esse apoio constante, com orientações, palestras sobre a importância das medidas preventivas, bem como disponibilizando áudios para serem divulgados em sistema de som do local sobre as medidas”, afirmou a técnica da DIVISA, Christiane Miranda.

De acordo com Christiane Miranda, a Nova Ceasa possui uma barreira localizada logo na sua entrada, onde o agente de segurança faz o controle das pessoas que adentram o local. “Logo na entrada o segurança intensifica as informações sobre o uso da máscara facial durante todo o tempo de permanência no ambiente. Só pode adentrar na Nova Ceasa aquelas pessoas que estão realmente fazendo o uso das máscaras, mas infelizmente ainda é comum você encontrar feirantes e usuários com uma certa resistência em se manter com a proteção facial”, destacou.

Na reunião, a Vigilância Sanitária Estadual reforçou ainda a importância da sanitização das áreas externas e desinfecção dos caminhões que descarregam as mercadorias. 

A Nova Ceasa é hoje a maior central de abastecimento de frutas, legumes e verduras do Piauí. Com isso, existe uma grande concentração de pessoas diárias que frequentam o local, que pode contribuir para o aumento de circulação do novo Coronavírus. “Se todos fizerem a sua parte, com certeza a gente vai conseguir conter a disseminação da Covid-19 no nosso Estado, mas para isso, a população precisa cooperar”, finalizou Christiane Miranda.