Pedro Falcão STF libera respiradores retidos na justiça para o Piauí

Na noite da última quinta-feira (21) O Supremo Tribunal Federal reconheceu o direito do estado do Piauí sobre os 80 respiradores que estavam retidos na justiça devido a requisição administrativa do Ministério da Saúde. Os respiradores serão recebidos de forma segmentada, sendo 41 em uma primeira remessa e 39 em uma segunda remessa.

Os equipamentos tem o objetivo de ajudar na estruturação da rede de saúde do estado para o enfrentamento a COVID-19. A decisão favorável ao Piauí já havia sido reconhecida pela Justiça Federal do Piauí, e com a decisão dos STF os equipamentos chegarão ao estado nesta próxima semana.

Os respiradores serão empregados na conclusão dos leitos de UTI que serão implantados no Hospital da Polícia Militar. “Nós preparamos o HPM como um Hospital sentinela de referência ao enfrentamento da COVID-19 no nosso estado e também começamos a estruturação dos leitos de UTI que seriam implantados na unidade, faltando apenas os respiradores para completar os leitos de UTI. Com a chegada dos equipamentos, dez deles serão encaminhados para o HPM para que as UTI’s comecem a funcionar o mais rápido possível no atendimento a nossa população”, aponta o Secretário Florentino Neto.

O Hospital Dirceu Arcoverde da Polícia Militar já realizou mais de 1.200 atendimentos de casos suspeitos ou confirmados da doença nos últimos 30 dias.

A unidade conta, atualmente, com 20 leitos clínicos e 02 leitos de estabilização, além de ter a previsão de ampliação de 10 leitos de UTI, com a chegada dos respiradores, para ampliar ainda mais sua capacidade de atendimento. Além da estruturação, o fluxo elaborado para o atendimento dos casos dentro da unidade é um dos principais fatores que possibilitam um atendimento de qualidade para a população.

O diretor técnico do HPM, o médico Leandro Ponce Leal explica que o fluxo desenvolvido possibilita um desempenho melhor de cada um dos setores envolvidos na organização e atendimento dos pacientes.

Os equipamentos também serão encaminhados para o Hospital Getúlio Vargas; Hospital Natan Portella e para os Hospitais Regionais do estado com o objetivo de ampliar a capacidade de terapia intensiva por todo o estado.