O Hospital de Campanha Estadual (HCE) recebeu na manhã dessa terça-feira (02) seu primeiro paciente para tratamento da Covid-19. A unidade de saúde tem a capacidade de receber 103 pacientes, sendo 90 leitos de enfermaria e 13 de estabilização. 

O hospital, criado em caráter emergencial para receber pacientes com coronavírus, é destinado a receber pacientes transferidos de outras unidades de saúde. O primeiro a chegar ao HCE é um homem de 43 anos transferido do Hospital Geral do Buenos Aires, em Teresina. O mesmo se encontra internado no leito de estabilização do hospital. 

Uma mulher de 33 anos, oriunda da Unidade Integrada de Saúde do Matadouro, e um homem de 54 anos da UPA do bairro Satélite estão previstos para serem transferidos ao HCE na tarde de hoje. Assim como o primeiro paciente, eles serão submetidos a uma triagem. 

“Quando o paciente dá entrada no hospital ele é entregue à triagem, uma equipe de profissionais clínicos com enfermeiros, técnicos de enfermagem e apoio médico caso necessário. Essa equipe da triagem é que vai definir o que vai ser feito com os pacientes. Basicamente temos três possibilidades: a primeira é se o paciente apresentar um estado clínico estável, ele será encaminhado para casa; os outros dois casos são de internação, onde os pacientes são encaminhados para os leitos de estabilização ou para os leitos clínicos”, explicou Joel Rodrigues, coordenador de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal do Piauí para o HCE.

Os pacientes que forem encaminhados para casa vão ser acompanhados remotamente pelos profissionais do HCE. “Caso haja piora ele irá retornar para o hospital. Caso não haja a necessidade de ser internado, ele estará melhor em seu leito familiar, rodeado pelo apoio da família e em isolamento”, afirmou Joel Rodrigues.