O Fórum Nacional de Governadores enviou ao Ministério da Saúde um ofício elaborado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretários Municipais, onde é solicitado a aquisição emergencial de medicamentos que compõem o chamado “kit de intubação” utilizado nas Unidades de Terapia Intensiva- UTIs dos hospitais públicos para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.

A falta dos medicamentos atingiu todos os estados e está diretamente ligada à pandemia do coronavírus que causou uma redução na produção dos insumos utilizados pelas empresas nacionais para produzir os medicamentos. Por consequência, os fabricantes não conseguiram suprir as necessidades de todo o mercado, causando a falta destes remédios.

O oferecimento regular destes medicamentos é de suma importância para garantir a capacidade de atendimentos dos hospitais a pacientes acometidos da Covid-19, diante de tal cenário os governadores pedem ao Ministério da Saúde que estabeleça uma forma de aquisição seja no mercado nacional, ou internacional através da Organização Panamericana de Saúde.

O Governo do Estado informa ainda que tomou algumas medidas para que a população e os atendimentos médicos que necessitem desses medicamentos não sejam tão afetados, entre elas está a busca por outros fornecedores a fim de encontrar os medicamentos pelo mercado além da implantação de novos protocolos de atendimentos com a utilização de outras composições medicamentosas com o objetivo de manter a assistência a todos os pacientes.