O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, tem registrado um aumento de altas médicas de pacientes recuperados da Covid-19 e também de pacientes que apresentam sintomas leves e continuam o tratamento em casa. As informações são do boletim divulgado no último domingo (2), quando foram anotadas 13 altas de pacientes com Covid para continuar o tratamento em isolamento domiciliar.

O diretor técnico do Justino Luz, Tércio Luz, explica que alguns fatores favorecem a quantidade de altas e de pessoas recuperadas, como o manejo clínico, com equipes preparadas e capacitadas, e o tratamento precoce em pacientes que não precisam de internação. “Inserimos esse protocolo de tratamento precoce aqui no Hospital Justino Luz e os resultados positivos cada vez mais aumentam”, conta do médico.

A direção do Hospital Justino Luz reitera que o órgão é referência no tratamento da Covid-19 no interior do estado e atualmente conta com 20 unidades de terapia intensiva, sendo dois de estabilização, 35 leitos clínicos, além dos leitos de observação no Pronto Socorro.

A diretora-geral da unidade, Samara Sá, enfatiza que as internações acontecem de acordo com os protocolos estabelecidos, que vão de casos moderados a casos críticos. “Com o suporte intensivo necessário, podemos tratar os casos moderados a graves e obter resultados positivos. Estamos trabalhando para trazer ainda mais melhorias para o hospital, como a ampliação do setor, que se necessário, poderemos chegar aos 74 leitos clínicos. Mas frisamos as recomendações do Ministério da Saúde, como uso da máscara, distanciamento social e uma boa e correta higienização das mãos, que são fundamentais no combate ao novo coronavírus”, comenta.

O presidente da Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares, Pablo Santos, avalia os índices positivos de recuperados como reflexo de uma boa gestão interna e a estruturação do hospital. “Com o apoio do Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde, investimos na ampliação das UTIs e leitos clínicos, assim como, capacitação e segurança, para que toda a população da macrorregião de Picos seja atendida de forma ágil e resolutiva, assegurando uma boa recuperação aos pacientes”, ressalta Pablo.