O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) adquiriu um novo tipo de teste para a detecção do novo coronavírus. O teste sorológico por quimioluminescência apresenta uma maior sensibilidade e maior especificidade em relação aos demais testes. Ao entrar em contato com o material coletado dos pacientes, o reagente começara a emitir uma luminosidade que irá variar de intensidade dependendo da quantidade de anticorpos presente na amostra. Quanto maior a intensidade, mais anticorpos o indivíduo irá possuir, indicando a presença ou não do vírus.
 

Segundo as equipes do Lacen, o resultado do teste ficará pronto em até 48 horas após a entrada da amostra coletada no laboratório, uma vez que o exame somente pode ser feito em ambiente laboratorial, após a coleta venosa no paciente.
 

Os primeiros testes adquiridos juntamente com o equipamento que possibilita a realização do teste serão utilizados em um inquérito sorológico com os profissionais da saúde que atuam nos hospitais da rede estadual. O Lacen está realizando um levantamento das unidades que compõem a rede para determinar a quantidade de testes que será realizado em cada hospital. “Esse inquérito vai nos permitir traçar um perfil epidemiológico que irá permitir uma tomada de ações mais efetivas no enfrentamento a Covid-19”, explica Walterlene Carvalho, diretora do Lacen.