A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Superintendência de Atenção a Saúde e Municípios (Supat), em parceria com as secretarias municipais de Saúde estão realizando ações de trabalho da Força Tarefa com o objetivo de combater a Covid-19 entre a população indígena piauiense. A Sesapi já vem realizando ações de informação, prevenção e combate ao coronavírus, orientando estas comunidades e, para reforçar ainda mais, vai realizar testes rápidos e de anticorpos entre indígenas dos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Uruçuí, Picos, Queimada Nova, Bom Jesus, Santa Filomena e Teresina.

“Desde o inicio da pandemia, a Sesapi vem atuando junto aos povos indígenas por reconhecer sua fragilidade, história e perfil epidemiológico. Temos unido grandes esforços junto aos municípios para atuar de forma coordenada, ampliando as ações de saúde com o objetivo de salvar vidas”, explicou o coordenador do estudo, Epifânio Ferreira dos Reis Neto. Ele reforçou que a secretaria estadual conta com profissionais que integram equipes multidisciplinares de saúde indígena.

Até o momento, o Piauí apresenta nove casos confirmados da doença entre indígenas e 190 pessoas sob suspeita. Os testes serão realizados em 673 famílias com um número de aproximadamente 2.692 indivíduos.