Técnicos do Projeto Lean nas Emergências visitam o Hospital Getúlio Vargas (HGV) para retomar as atividades do projeto, suspensas devido à pandemia da Covid-19. A meta é ampliar em 10% o número de cirurgias e atendimentos no hospital. Realizado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, o projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde.

Segundo o especialista de Processos do Projeto Lean nas Emergências, Adriano Sales Fernandes, “a retomada no HGV vai no sentido de entendermos esse  “novo normal”, pois o hospital agregou uma ação que não existia antes, que foi o atendimento aos pacientes com a Covid-19 e a ideia é auxiliar a equipe do HGV nessa transição a voltar o estado que era antes da pandemia e dar continuidade ao nosso  projeto que é focado na redução das filas das cirurgias”, explica o consultor.

O Hospital Getúlio Vargas está entre as 40 unidades selecionadas em todo o Brasil para participar do Projeto Lean nas Emergências. A iniciativa, que entra no quarto ciclo, busca otimizar fluxos no atendimento hospitalar de urgências e emergências de forma sustentável, integrada e resolutiva, melhorando o atendimento à população que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, é um desafio que será retomado a partir de agora e que tem como objetivo otimizar os serviços prestados pelo hospital. “O Projeto Lean vai nos orientar como devem ser feitos os processos de trabalho em cada etapa, de forma rápida, da melhor forma possível, com menor custo, com melhor resultado e qualidade no que fazemos”, explica o diretor.