Parte da Rede de Ensino Pública e Privada do Piauí foi liberada para retomar suas atividades presenciais gradativamente desde a última terça-feira (22). As atividades foram suspensas no mês de março, por meio de decreto estadual, como uma das medidas preventivas adotadas pelo Governo do Estado para minimizar a disseminação do Novo Coronavírus.

Inicialmente, apenas os alunos da 3ª série do Ensino Médio, Pré- Enem e para estudantes de cursos de graduação que estão no 8º período., estão autorizados ao retorno. A decisão foi baseada nas orientações do Centro de Operações Emergenciais do Piauí (COE), pautadas no gerenciamento do risco epidemiológico.

Para que haja um retorno seguro das aulas, as instituições de ensino deverão seguir o Protocolo Geral e o Protocolo Específico para Educação, conforme as orientações divulgadas pelos órgãos de saúde.

Diante da necessidade de atender as dúvidas e questionamentos de gestores, profissionais da equipe multidisciplinar do setor de Educação que atuam na Rede Particular de Ensino e membros dos Comitês Regionais PROPIAUÍ, a Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), realizou nesta quarta-feira (23), uma videoconferência destinada a esse público, com o objetivo de orientar os profissionais da educação sobre as medidas higienicossanitárias que deverão ser adotadas pelas instituições de ensino.

“Nós sabemos que tudo isso é uma situação nova, em que nós temos que aprender um outro modo de conviver dentro dos ambientes escolares, então nós nos disponibilizamos a ajudar as instituições de ensino para realizar a adoção das medidas higienicossanitárias em conformidade com o Protocolo Específico Nº 042/2020, sensibilizando os gestores para adesão ao Plano de Segurança Sanitária e Contenção da COVID-19 no Sistema PROPIAUÍ”, destacou a diretora da DIVISA, Tatiana Chaves.

A videoconferência reuniu mais de 200 participantes e contou com a presença da Superintendente da Cepro/Seplan, Liege Moura e do médico infectologista, Bruno Ribeiro.

Dentre os principais questionamentos durante a videoconferência, a maioria deu-se sobre as medidas que deverão ser adotadas e que estão contempladas no Protocolo Específico de Educação, devendo o responsável  pela instituição realizar o treinamento da sua equipe e a efetivação do Plano de Contenção, Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19, o qual deve ser preenchido no site PRO PIAUÍ, através do link de acesso http://propiaui.pi.gov.br.

No Plano, as instituições devem ainda apresentar as evidências (lista de frequência, registro fotográfico, entre outras) em anexo, as quais devem ser pertinentes às medidas sanitárias do Protocolo Geral e às especificidades deste Protocolo.

Por: Cyntia Veras