O Secretário Florentino Neto recebeu na manhã desta sexta-feira (25) membros do projeto que busca promover o telemonitoramento da Hanseníase no Piauí. Hoje o projeto foi reconhecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e agora será apresentado para o Ministério da Saúde, onde será avaliado e se aprovado pelo orgão ser aplicado dentro do estado do Piauí. O projeto é coordenado pelo professor de computação da UESPI Dario Britto e a professora de Enfermagem da UESPI Sandra Marina.

Fergus Tomás é Acadêmico de Medicina da Universidade Estadual do Piauí e um dos membros do projeto, ele explica que a ideia do projeto e aproximar os pacientes ao sistema único de saúde. “Esse projeto vem sendo desenvolvido pela UESPI em parceria com o Centro Maria Imaculada, e agora com o reconhecimento da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, e busca desenvolver um sistema que possa aproximar o paciente com hanseníase do sistema único de saúde, além de facilitar a comunicação entre os diversos níveis de atenção presentes no SUS, promovendo um atendimento integral e de qualidade para esses pacientes”, destacou o acadêmico.

Sara de Moura Lima é a coordenadora do Centro Maria Imaculada, projeto da ação social arquidiocesana, e explica que o telemonitoramento dos paciente com hanseníase busca facilitar o acesso ao sistema único de saúde. “Este projeto contará com o cadastro de todos os pacientes acometidos de hanseníase do estado, e através dele o paciente terá acesso a uma equipe multidisciplinar de profissionais que ele esteja necessitando. O reconhecimento da Sesapi ao projeto aumenta a sua importância, mostrando assim que ele poderá ser de grande valor para todo o estado”, aponta Sara.

Para o Secretário Florentino Neto o projeto tem grande importância para o enfrentamento da Hanseníase no território do estado. “ A ideia do telemonitoramento promovendo esse acesso mais facilitado aos serviços do SUS é uma possibilidade de grande potencial para o estado. Dessa forma, nós enquanto secretaria apoiamos completamente esse projeto que será apresentado em nível nacional, esperando assim os melhores resultados e aprovação pelo Ministério”, aponta o secretário.