A Diretoria de Vigilância Sanitária do Piauí (DIVISA), concluiu nesta quarta-feira (14), a Capacitação sobre Limpeza e Desinfecção do Ambiente Hospitalar e produtos para a saúde, destinada aos profissionais de serviços de saúde de Teresina e demais municípios do Estado que atuam na realização desses procedimentos. 

Esta foi a quarta etapa da capacitação, que aconteceu de modo remoto, reunindo ainda, os coordenadores e membros do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).  

As Boas Práticas de Limpeza e Desinfecção é condição fundamental para promover a saúde, sendo relevante no ambiente hospitalar como meio de prevenir as infecções cruzadas relativas a todos os tipos de patógenos, como os vírus e as bactérias. “E nesse momento atual em que nos encontramos com a pandemia do novo Coronavírus, o reforço dessa limpeza e desinfecção é fundamental para que a gente consiga reduzir a disseminação da Covid-19”, destacou a diretora da Divisa, Tatiana Chaves. 

Nesse sentido, o encontro teve como objetivo, promover um conhecimento técnico-operacional e teórico-prático sobre limpeza e desinfecção hospitalar, abordando os aspectos relativos ao planejamento das atividades, orientando os profissionais sobre a execução dos procedimentos no ambiente e em superfícies, com foco na prevenção e controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde – IRAS. 

A capacitação reuniu cerca de 50 representantes de serviços de saúde, públicos e privados, da capital e interior do Estado. 
 

Por: Cyntia Veras