A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) já enviou aos municípios as doses da vacina contra a Covid-19, para pacientes renais crônicos.  Serão imunizadas mais de duas mil pessoas que passam por tratamento de hemodiálise. 

O esquema de vacinação de pacientes renais só foi possível após a aprovação em Comissão Intergestora Bipartite (CIB). “Sabemos os riscos que esses pacientes se expõem, tendo que ir pelo menos três vezes por semana a cada clínica. Sensíveis a esta situação, colocamos em votação na CIB, sua prioridade para vacinação contra a Covid-19 e conseguimos a aprovação. Agora as doses já estão com os municípios, para que realizem a vacina”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Para realizar a imunização dos renais crônicos, que somam 2.238 pessoas, foi estabelecido, pela Sesapi, que as secretarias municipais de saúde, responsáveis pelo processo de vacinação, realizem a aplicação das doses nas clínicas de hemodiálise, onde cada paciente faz o tratamento. 

“Após levantamento junto a Associação dos Pacientes Renais Crônicos do Piauí, onde obtivemos a lista com nome e CPF e toda documentação necessária de cada paciente, decidimos enviar o quantitativo de imunobiológicos, para que cada cidade faça o deslocamento até o local onde esses pacientes são atendidos”, explica a diretora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

No Piauí seis cidades contam com esse tipo de tratamento de terapia renal substitutiva em onze clínicas de hemodiálise, são elas; Teresina, Campo Maior, Picos, Parnaíba, Bom Jesus e Floriano.