Até esta segunda-feira (29), foram aplicadas em todo o estado 4.540.740 sendo 2.463.797 de primeira dose, 1.874.798 de segunda dose, 49.642 com dose única e 152.503 de terceira dose (dose de reforço). A informação está disponível no site http://www.saude.pi.gov.br/.

O Piauí tem, de acordo com os dados divulgados pela FioCruz, 240.376  pessoas que já poderiam, mas ainda não retornaram aos postos de saúde para completar o esquema vacinal contra a Covid-19. O secretário de Saúde, Florentino Neto, alerta que a principal medida para conter o avanço da Covid-19 é a imunização completa, que garante uma maior proteção contra a doença. 
“Embora tenhamos a sensação de que a pandemia está arrefecendo, ainda estamos em um patamar alto de casos. Não podemos baixar a guarda e precisamos incentivar medidas restritivas. Só com isso vamos frear a transmissibilidade e esse ambiente favorável ao vírus e suas variantes”, ressaltou o gestor. 

O secretário reforçou a continuidade do uso de máscaras nos ambientes, tendo em vista que alguns Países liberaram o uso precocemente e tiveram que voltar atrás da decisão. “Temos que ter muita cautela nesse momento com o aparecimento da variante ômicron, que tem colocado em alerta as autoridades de saúde do mundo inteiro”, diz.

Apesar da redução nos óbitos, o Piauí já soma 7.185 mortes e 331.371 de casos confirmados. “Estamos em um momento mais confortável em relação a janeiro deste ano, mas que carece de atenção e ampliação cada vez maior do número de vacinados”, diz Florentino. “Por isso, estamos estimulando a participação dos agentes comunitários para fazer uma busca ativa, de porta em porta, para localizar as pessoas que estão com a segunda dose em atraso”. 

Florentino Neto elogiou as estratégias adotadas por alguns municípios como Campo Grande do Piauí e Ribeiro Gonçalves, que adotaram o carro da vacina itinerante para chamar vacinar a população. “É fundamental diversificar estratégias a partir do conhecimento do município", afirmou o gestor.