A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) contabiliza a aplicação de 206.913 doses de vacina contra a Influenza no estado do Piauí, sendo 43.406 doses em Teresina. O Ministério da Saúde começou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza dia 04 de abril e segue até dia 3 de junho. Os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde foram os primeiros a serem vacinados.

A segunda etapa será realizada entre 2 de maio e 3 de junho, atendendo a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). Gestantes e puérperas, povos indígenas, professores da rede ensino pública e privada, pessoas com comorbidades e outros públicos também devem se vacinar na segunda etapa.

A vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19. A campanha quer prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde. 

De acordo com o secretário de saúde, Neris Júnior, vacinas são essenciais para melhorar a saúde de nosso povo e salvam vidas. “Além de reduzir o adoecimento da população, o que reflete em um sistema de saúde menos sobrecarregado e com maior capacidade resolutiva para as demandas da população que precisarem dos seus serviços” afirma o gestor.