O secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior, esteve reunido com a Coordenação de Saúde da Criança e Adolescente, nesta quinta-feira(12), para debater as linhas de cuidados para a prevenção da obesidade. 

De acordo com a coordenadora de Nutrição da Secretaria de Estado da Saúde, Norma Sueli,  a alimentação dos piauienses foi muito afetada com a pandemia, que aumentou os índices de obesidade no estado. “Nós vinhemos hoje mostrar ao secretário o planejamento das linhas de cuidados para a obesidade, algo que teve um crescimento significativo no Piauí, e uma das consequências da pandemia da Covid-19”, disse a coordenadora. 

Para o secretário, Neris Júnior, o planejamento nutricional da população piauienses é um debate necessário na agenda da Sesapi, que vai levar a discussão para outras secretarias como a Assistência Social (Sasc) e Educação (Seduc), que são setores essenciais para disseminar esta pauta. “Queremos levar este debate para toda a sociedade, e com isso vamos está buscando as secretarias como Seduc e a Sasc para fazermos um trabalho conjunto para melhorar o perfil de alimentação e nutrição dos piauienses”, ressalta o gestor. 

Entre as linhas de cuidados para a prevenção da obesidade está o conhecimento dos panoramas de insegurança alimentar, o fortalecimento das ações juntos aos municípios, capacitações da rede primária e articulação intersetorial com demais órgãos públicos, para levar uma alimentação saudável e adequada à população.