O secretário Estadual da Saúde, Neris Junior esteve em visita técnica nos municípios da planície litorânea do estado do Piauí para acompanhar de perto o trabalho que está sendo realizado para ajudar aos municípios em  relação a aplicação da dose de reforço e seu preenchimento dos dados no sistema oficial do Ministério da Saúde e o combate ao mosquito  Aedes Aegypti.

Segundo o secretário Neris, a vista foi para realizar uma avaliação dos números da vacinação na planície litorânea onde foi observado que três municípios ainda não atingiram a faixa de 60%, de doses aplicadas: Murici dos Portelas, Bom Princípio do Piauí e Parnaíba. E isso tem uma ligação direta com as medidas de flexibilização uma vez que ainda estamos sobre vigência do decreto estadual.

“Três municípios da planície ainda não atingiram a meta de vacinação. Para  resolver o problema, a Secretaria de Estado da Saúde irá dar apoio diretamente a esses municípios inclusive com o auxílio no preenchimento das fichas onde percebe-se que está tendo por parte dos municípios uma necessidade de apoio para a inclusão dos dados no sistema oficial do Ministério da Saúde. Esta é uma das medidas do Governo do Estado para que possa estar presente auxiliando esses municípios que não atingiram os 60%, buscando a imunização completa de toda a população”, destaca o secretário.

O secretário Neris, explica também que o Programa Busca Ativa que antes visitava os municípios  buscando os casos de COVID agora está servindo de orientação técnica nessa participação dos municípios para que eles possam ter uma estratégia cada vez mais definida e que possa estar inserido no sistema que faz essa quantificação.

Outro ponto da visita foi verificar de perto os dados e auxiliar aos municípios no combater ao mosquito Aedes Aegypti. No momento, dados da Sesapi apontam que quatro municípios estão em condição satisfatória: Caraúbas do Piauí, Cocal dos Alves, Murici dos Portelas e Parnaíba. Cinco municípios estão em situação de alerta, Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cocal, Ilha Grande e Luis Correia e um município encontra-se em situação de risco: Cajueiro da Praia. 

Para auxiliar os municípios no combate ao mosquito o secretário Neris Junior explica que a Sesapi segue realizando o trabalho de orientação quanto às medidas de eliminação dos criadouros do mosquito, além de ofertar o carro fumacê. “Nossos técnicos com a ajuda dos municípios estão observando o nível de infestação por bairro, infestação predial do mosquito por bairro e a gente segue fazendo o trabalho de borrifação, com o carro fumacê, esse é um trabalho que é realizado em 4 ciclos, onde nesses 4 ciclos nos temos uma interrupção de apenas 3 dias, seguindo uma medida científica”, pontua.

Neris destaca ainda que 90% dos casos nos domicílios onde são encontrados as larvas do mosquito, já foram tratados. E reforça o pedido de auxílio da população em relação ao combate. “Pedimos o apoio da população com medidas simples, como, virando as garrafas de cabeça para baixo, tampando as caixas d’água, tirando os pneus que acumulam água, limpando seus quintais, tirando todos os objetos que possam acumular água. Todos temos que nos unir, pois a principal estratégia é a ajuda da população que é o principal ator no combate ao mosquito da dengue e da chicungunya”, finaliza.