A equipe gestora da Secretaria de Estado da Saúde se reuniu na manhã desta quinta-feira (19)  com representantes do Hospital Sírio-Libanês para tratar do próximo triênio de atividades do PROADI-SUS, referente aos anos de 2024 a 2026. Debatendo potenciais Parcerias para que o hospital desenvolva junto a saúde do estado do Piauí, entre os pontos apresentados estão a saúde mental, qualificação de assistência hospitalar, cirurgias cardíacas neonatais e pediátricas entre outros pontos.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde. Criado em 2009, seu propósito é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

O Dr. Telmo Mesquita, diretor da rede de urgência e emergência do estado, destaca que essas potenciais parcerias em decorrência do projeto são elementos que podem desenvolver os serviços de saúde do estado a um novo nível assistencial.

"Nós já contamos com parcerias para dar maior qualidade aos serviços  ofertados  a nossa população e que vem apresentando excelentes resultados. Contar com a possibilidade de mais trabalhos como esse, que elevem a qualidade dos serviços ofertados no estado, são essências. Uma das nossas propostas é uma sala de situação para o estado, que ajudaria a gestão estadual a entender melhor cada ponto e necessidades da Saúde do estado" , destacou o diretor.
Alex Martins, gerente de programas de governo pelo hospital Sírio-Libanês, destaca que a visita foi muito proveitosa, fazendo uma  primeira verificação de possíveis projetos para o próximo triênio.

“Além de coletarmos informações e dados sobre as parcerias já trabalhadas junto ao estado do Piauí, podemos trabalhar as ideias iniciais para novas parcerias, de maior envergadura. Queremos trazer para o Piauí o que o estado realmente precisa, sendo aplicados nas regiões onde realmente são necessários, ajudando assim a melhorar ainda mais a assistência a saúde presente no estado”, explicou o gerente.

O secretário de saúde Neris Júnior, expressou a alegria de ver a possibilidade de mais parcerias através do PROADI-SUS serem desenvolvidos.
“Nós já temos excelentes resultados  em nosso estado através do programa PROADI-SUS, verificar mais possibilidades de capacitação, qualificação e melhoria de serviços através de parcerias que já sabemos que dão certo é um ponto essencial para a saúde do Piauí melhorar ainda mais”, destacou o secretário.