03 de Fevereiro de 2011 | Atualizado em 23 de Novembro de 2024
Por Divisa - divisa@saude.pi.gov.br

CEREST VAI INAUGURAR NOVOS CENTROS EM CIDADES DO PIAUÍ

Mais quatro Centros de Referência em Saúde do trabalhador entrarão em operação ainda este ano no Piauí, dois dos quais – em Parnaíba e Picos – já se encontram em fase final de implantação, para inauguração pelo governador Wilson Martins. Os Centros vão fortalecer a política de saúde do trabalhador no âmbito estadual.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) promovem ações para melhorar as condições e a qualidade de vida do trabalhador, público, privado ou informal, por meio da prevenção e vigilância. No Piauí, já funcionam os Cerests Regionais de Teresina e Bom Jesus, onde os trabalhadores dispõem de vários serviços gratuitos, entre eles o fisioterápico e o oftalmológico.

Só no ano de 2010, segundo relatório da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), os Centros de Teresina e Bom Jesus realizaram 2,728 mil atendimentos individualizados para estabelecer o nexo causal entre os processos e ambiente de trabalho, e promoveram 22 inspeções com o objetivo de avaliar o processo, o ambiente e as condições em que se realiza o trabalho, para identificar os riscos, as cargas de trabalho a que estão sujeitos os trabalhadores, abrangendo aspectos tecnológicos, ergonômicos e organizacionais.

No ano passado, também foram realizadas 974 palestras na área da saúde do trabalhador e, em parceria com a Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica, foram promovidas 20 ações para o fortalecimento do processo de notificação dos agravos relacionados à saúde do trabalhador na área dos núcleos epidemiológicos. No período, mais de 1,8 mil receberam vacinas.

Os Cerests realizaram ainda 1,8 mil exames bioquímicos e de Genotoxidade em trabalhadores rurais, trabalhadores de postos de combustíveis e de oficinas automotivas nos municípios de Teresina, Campo Maior, Piripiri, Picos, Barras e José de Freitas.