16 de Julho de 2008 | Atualizado em 25 de Abril de 2024
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Transferência dos pacientes do HGV para Hospital de Urgência de Teresina começa ainda esta semana

Aconteceu na manhã de hoje, 16, a reunião para discutir as estratégias de aceleramento do processo de transferência do serviço de Pronto-Socorro do Hospital Getúlio Vargas (HGV) para o Hospital de Urgência de Teresina Zenon Rocha (HUT). O novo acordo para a transferência foi firmado ontem, 15, entre o governador Wellington Dias e o prefeito Sílvio Mendes. Estavam presentes na reunião os diretores geral e técnico do HUT, Evandro Hidd e Gilberto Albuquerque, os médicos, Clarindo Veras e Lúcio Brígido e o diretor geral do HGV, Noé Fortes. A transferência vai acontecer de forma a não causar nenhum dano ao usuário. “A meta é trabalhar em conjunto para acelerar o processo de transferência”, esclareceu Noé Fortes. Segundo ele, o Serviço de Urgência do HGV está lotado, com 158 pacientes internados hoje, 16. “Isto significa que temos, neste momento, 68 leitos alternativos”. Ficou acertado que as equipes dos dois hospitais vão trabalhar em conjunto para que o processo de transferência aconteça dentro do prazo acordado e sem prejuízo aos pacientes. “Vamos montar um cronograma para que seja cumprido, procurando em conjunto sanar todas as dificuldades que aparecerem”, explica o diretor geral do HGV. Logo que aconteça a transferência, o maior hospital público do Piauí, será completamente reformado pelo Governo do Estado. A ordem de serviço para o início das obras ocorrerá logo após a desativação do Serviço de Pronto-Socorro, que depende tão somente da abertura total do Hospital de Urgência de Teresina Zenon Rocha (HUT). O investimento total na reforma da estrutura física e compra de equipamentos permanentes chegará a R$ 18,3 milhões. Segundo o diretor geral do HGV, Noé Fortes, as reformas irão possibilitar uma melhor adequação a um novo perfil de atendimento no HGV: Um atendimento mais humanizado, onde estão previstas a otimização das condições físicas e a melhoria das condições técnicas de atendimento. Ele esclarece ainda que mesmo durante as reformas, o Hospital estará organizado para não diminuir o volume de atendimentos que realiza. “Essa reforma vai otimizar, sobretudo, a vocação original do HGV que é o atendimento de alta e média complexidade”, acrescenta o diretor. A obra de reestruturação do HGV prevê a recuperação da parte elétrica e hidráulica, além das reformas do setor de serviço de análise patológica, Clínica Pneumológica e Central de Transplantes. A área onde hoje funciona o Pronto-Socorro será transformada em um centro de hemodinâmica, o qual contará com uma máquina de ressonância magnética.