01 de Julho de 2011 | Atualizado em 26 de Abril de 2024
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

Piauí faz sua primeira captação de fígado

A equipe que realizou o feito inédito é composta pelos médicos Péricles Cerqueira e Wellington Ribeiro.

O estado do Piauí realizou, na manhã de ontem (30), sua primeira captação de fígado. O doador estava internado no Hospital Aliança/CasaMater. A equipe que realizou o feito inédito é composta pelos médicos Péricles Cerqueira e Wellington Ribeiro. A portaria credenciando os médicos ao Ministério da Saúde através da Central de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde, foi publicada há duas semanas.

Segundo Dr. Péricles, o órgão foi levado para a cidade de Fortaleza.  "O translante foi feito numa criança entre 12 e 14 anos pela equipe do Dr.  Huygen. Tivemos a informação que ocorreu tudo dentro da normalidade e o paciente passa bem", disse.

Para Péricles Cerqueira, a captação ocorrida ontem foi a primeira de muitas. "Com a sensibilização da comunidade as doações só tendem a aumentar", afirma.

O próximo passo, segundo o médico, é o credenciamento do restante da equipe para que os transplantes sejam realizados no Piauí. Atualmente, só procedimentos de Rim e Córnea são feitos no estado. "Estamos em conversa com a Secretaria de Saúde para que esse próximo passo seja dado. Com a habilitação do restante da equipe e da compra dos equipamentos estaremos aptos a realizar transplantes de fígado aqui", finalizou.

Em maio, a Central de Transplantes montou a OPO (Organização de Procura de Órgãos e Tecidos). Com a OPO, a Central passará a integrar os 29 hospitais de Teresina e mais o IML (Instituto Médico Legal), ganhando assim mais agilidade na busca por doadores.  A equipe, composta por um coordenador médico, um coordenador de enfermagem e seis enfermeiros plantonistas fica no Hospital Getulio Vargas (HGV).

O Piauí atualmente possui 600 pessoas que aguardam transplante de rim e córneas. Desde que foi criada, há 11 anos, a Central de Transplantes do Piauí já realizou 1.112 transplantes, sendo que a maioria foi de Rins e de Córneas. Os transplantes de coração só foram realizados até o ano de 2007.