27 de Setembro de 2011 | Atualizado em 26 de Abril de 2024
Por Assessoria de Comunicação SESAPI - secsaudepi@gmail.com

HGV já realizou 44 transplantes de Córnea em 2011

O Dia Nacional do Doador de Órgãos e o 11º Aniversário da Central de Transplante do Piauí foram comemorados na manhã desta terça-feira (27) com uma Missa em Ação de Graças, celebrada pelo Padre Antônio Cruz, na Capela do Hospital Getúlio Vargas (HGV). Funcionários, pacientes transplantados, familiares de doadores e equipe de profissionais do HGV e Central Estadual de Transplantes se emocionaram com depoimentos de pessoas que receberam e doaram vida. O HGV já realizou, somente neste ano, 44 transplantes de córnea e dois transplantes de rins.

O Padre Antônio Cruz iniciou a celebração citando a letra da música de Chitãozinho e Xororó, “Quando a gente ama, qualquer coisa serve para recordar”, em que comparou o amor maior por um irmão ao ato de doar um órgão. Segundo ele, a doação de órgãos traz momento de dor e alegria. “Dor com a perda de um ente querido e muita alegria para quem recebe novamente a vida”, disse.

A transplantada renal, Rosângela Alves Santos, disse que receber a doação de um rim foi um momento de vitória. “Sair da máquina de hemodiálise depois de uma luta de oito anos foi voltar a viver”, falou, emocionada. Ela disse, ainda, que, hoje, mantém uma vida normal e que o presente que recebeu não tem preço.

“Estava morto e voltei a viver”, desabafa o transplantado de coração, Raimundo Nonato Lopes Silva. O Padre Antonio Cruz ressaltou a importância da fé e do amor nos momentos difíceis da vida e lembrou que o trabalho de órgãos, como a Central de Transplante do Piauí, Hospital Getúlio Vargas e outros que estão nessa missão de salvar vidas, reforçam esses sentimentos. “Porque a doação é a prova maior de amor por um irmão”, ressaltou.

A coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, Lourdes Veras, agradeceu a participação de familiares, pacientes e instituições que contribuem com o HGV, através do Banco de Olhos, Organização de Procura de Órgãos (OPO), Hospitais conveniados pelo SUS que também realizam transplante no Piauí.

O HGV já realizou 44 transplantes de córnea em 2011. Para a coordenadora da Clínica Oftalmológica, Namir Santos, esse número representa mais de 100% dos transplantes realizados no ano de 2010.

Por Fátima Oliveira