A maior provada de que o novo modelo de gerenciar os hospitais estaduais está dando certo é a aceitação da população. A dona de casa Vilma Xavier da Costa, que é usuária do hospital de Água Branca, disse que o hospital estadual Senador Dirceu Arcoverde, está sendo melhor cuidado, por isso agora tem uma aparência física melhor, principalmente no que diz respeito à limpeza. “A gente observa que o hospital está mais zelado, todo mundo é atendido, mas as pessoas têm que ter paciência porque não podem ser atendidas todas de uma vez”, enfatiza Vilma. A diretora geral desse hospital, Maria Veloso, teve que cuidar tanto da limpeza interna do hospital como da caixa d´água e reservatórios, que antes ficavam a céu aberto, transformando-se em focos de mosquito da dengue. Além disso, ela comenta que teve que fazer reformas nas próprias instalações física e hidráulica do hospital que estão completamente deterioradas, e ainda teve que recuperar ambulância, gerador e equipamentos sucateados. Em Floriano, os funcionários do hospital Tibério Nunes também elogiam a atual administração. A funcionária do setor de rouparia, Maria Helena Sousa, que trabalha no local há 28 anos, portanto desde que o hospital foi inaugurado, avalia como positiva a maneira que a atual direção está gerenciando o hospital. “Acho que as pessoas dessa nova administração têm muita vontade de trabalhar e colocar a casa em ordem. E o diretor estabelece uma boa relação com os funcionários, tratando todo mundo por igual, sem diferenças ou distinções. Todo mundo tem acesso a ele”, enfatiza Helena. Ela também acha que a população já conseguiu benefícios consideráveis, com a instalação da enfermaria com ar-condicionado e a promessa de reativação da UTI do hospital. “As roupas para os pacientes também já estão sendo feitas, foi autorizada uma compra boa de tecidos, dispomos de roupas para todo o Hospital, antes só quando faltava era mandado comprar”, ressalta Helena, que trabalha na rouparia do hospital. O vereador da cidade de São Pedro (sem partido), Higino Barbosa Filho, é outro que aprova as ações do atual diretor geral do hospital Marcolino Barbosa Ribeiro. “O hospital de São Pedro estava praticamente fechado, não existia ambulância, médico e nem remédios. Além disso, a gestão passada do hospital deixou de pagar os funcionários durante 6 meses, e por causa disso, a nova gestão enfrentou problemas porque os funcionários queriam que o atual diretor pagasse o atrasado com recursos recebidos no mês de janeiro”, afirma Higino. Ele ainda comenta que agora o hospital já tem médicos, medicamentos, ultrassonografia e a ambulância já foi recuperada. “Inclusive existe uma promessa do governo de termos uma nova ambulância. Hoje, dos hospitais da região, o de São Pedro é o que está funcionando melhor”, declara o vereador Higino Barbosa Filho. Todas as medidas foram implantadas por um diretor que é formado em Administração e não em Medicina, por esse motivo quando ele assumiu o cargo foi bastante criticado, porém, durante anos o hospital foi administrado por médicos e não ocorreram avanços significativos para que o atendimento à população fosse mais eficaz. Hospital Regional de Floriano é pioneiro na implantação da enfermaria climatizada - 02/04/2003 Durante a viagem que o secretário estadual de Saúde fez aos hospitais do interior ele pôde constatar que já ocorreram avanços inéditos na área de saúde, a exemplo da implantação de uma enfermaria climatizada na ala C da clínica médica do Hospital Regional Tibério Nunes, do município de Floriano. “Fico feliz em ver o trabalho dos diretores demonstrando zelo pela coisa pública. Já tínhamos boas informações à respeito dessas novas gerências, o diretor do hospital de Floriano, por exemplo, já tinha demonstrado competência e sensibilidade ao lidar com os funcionários e com a comunidade. E agora percebemos também que o corpo clínico e os funcionários, de um modo geral, estão motivados. E a grande surpresa é poder ver uma enfermaria com ar-condicionado, que logo mais será entregue à comunidade”, enfatiza Nazareno. O secretário sonha em um dia poder ver todas as enfermarias dos principais hospitais do Piauí com ar-condicionado, ele acredita que é possível um atendimento mais humanizado nesses hospitais. “Os pobres merecem esse conforto que só os ricos tinham. A administração do governador Wellington Dias pretende, cada vez mais, ser voltada para atender os mais pobres, sem discriminar os mais ricos, mas fazendo com que aqueles que são mais injustiçados tenham vez. E nos hospitais, um dos caminhos da gente combater a desigualdade é humanizar cada vez mais o atendimento, sem discriminação”, declara Nazareno. O diretor do Hospital de Floriano, Raimundo Martins dos Reis, agradeceu a Nazareno, e ressaltou a importância do secretário está fazendo uma avaliação “in loco”, e ao mesmo tempo, valorizando o trabalho de cada diretor. “Com essa visita, o secretário de Saúde demonstra que realmente cumpre o compromisso estabelecido durante a nossa posse, que é o de fazer realmente esse reconhecimento de todas as unidades de saúde, tomando conhecimento da estrutura real de atendimento oferecido e das medidas que foram adotadas durante os três primeiros meses de gestão”, destaca Raimundo.