Depois de visitar os hospitais de Água Branca, São Pedro, Amarante e Floriano, no último final de semana, o secretário estadual de saúde, Nazareno Fonteles, está cada vez mais convencido de que a decisão de tornar mais profissional (ao invés de política) a gerência dos hospitais da capital e dos hospitais regionais do interior tem contribuído para melhorar o atendimento à saúde da população. Os gestores estão adotando medidas simples, porém eficazes, como a recuperação de móveis, aparelhos e equipamentos que estavam há vários anos em desuso, e também investem na humanização do atendimento aos pacientes e usuários. “Existe um zelo maior pela coisa pública e um atendimento mais humanitário”, ressalta o secretário. Segundo Nazareno, todas as medidas adotadas demonstram que esse novo modo de gerenciar os hospitais, implantado pela SESAPI, sobre o comando do governador Wellington Dias, está dando certo. “Antes do governador Wellington assumir o governo ele já desejava implementar uma administração mais profissionalizada e humanizada nos hospitais do Estado”, destaca o secretário. Nazareno ressalta que, apesar dos avanços, ainda existem algumas deficiências que deverão ser corrigidas, de acordo com a disponibilidade de recursos financeiros. “Em dois meses não poderíamos corrigir erros e mais erros acumulados, ao longo dos anos, nas gestões anteriores. E como são mais de 100 hospitais, dos pequenos aos grandes, precisamos sistematizar essas necessidades”, destaca o secretário. Ele ressalta que os hospitais regionais terão prioridades no atendimento dessas necessidades, portanto, vão receber mais investimentos, até porque está sendo trabalhada a idéia da regionalização, a fim de que não seja necessário as pessoas se deslocarem para Teresina quando ocorrer um problema de saúde mais complexo. Segundo Fonteles, o governador está comprometido com a regionalização. “O que já está sendo feito é só a ponta do iceberg, a base da obra que vamos fazer ao longo dos anos vai ser muito maior porque o governador está comprometido com isso, temos sentado e discutido sobre a importância dos hospitais regionais e ele está determinado a tornar a saúde do Estado uma prioridade. É importante que a população perceba este gesto inicial porque no futuro coisas melhores virão”, garante Nazareno. Durante a visita a esses hospitais, o secretário teve a oportunidade de conversar com funcionários de todos os níveis. Na oportunidade, ele comentou que a Reforma Administrativa do Estado, no que diz respeito à área da saúde, vai tornar a SESAPI mais ágil para responder às necessidades da população, através do novo organograma que será estabelecido, caso a reforma seja aprovada.