Acontece nesse domingo (06/04), na Avenida Marechal Castelo Branco, a Caminha Pela Saúde e Paz, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde (07/04) e o dia Nacional do Exercício Físico (06/04). “O nosso objetivo é chamar a atenção da população para a questão da saúde como qualidade de vida, e queremos também alertar para a importância do exercício físico e de manter uma alimentação saudável o equilíbrio do corpo e da mente”, ressalta a gerente de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), Theonas Gomes Pereira. Além da Sesapi, a organização do evento ficou por conta da Sociedade Piauiense de Cardiologia-Regional/Pi, e da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Outros órgãos e entidades também estão apoiando a caminhada, como o Serviço Social do Estado, a Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Comunitária (SEMTCAS), o Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, a Coordenação Estadual de Saúde Mental, o Teresina Shopping, e as academias de ginástica da capital. A caminhada também tem um cunho social. Serão disponibilizados transportes para que os idosos que vivem em abrigos/asilos possam participar do evento. Essas pessoas estão tendo uma atenção especial da Sesapi, em função, principalmente da Campanha de Vacina do Idoso, que acontecerá no período de 12 a 30 de abril. O evento também não deixa de ter um valor artístico- cultural, o movimento de Meninos e Meninas de Rua vão estar representando na caminhada a alegria do circo. E para simbolizar a paz, em tempos de guerra contra o Iraque, os organizadores recomendam que as pessoas usem roupa branca. Serão distribuídas ventarolas brancas. Toda uma estrutura foi montada para garantir o sucesso e a segurança do evento, com dois carros de som (doados pelo Teresina Shopping), ambulâncias, distribuição de água, apoio de profissionais da área da saúde, inclusive dos profissionais que trabalham na Sesapi. A concentração dos participantes acontecerá no Shopping Natureza, e antes da caminhada iniciar será feito um alongamento com professores de educação física. O percurso será do shopping Natureza até a ponte da Primavera, ida e volta. Além da caminhada, no Dia Mundial da Saúde (07-04-segunda feira), a Sesapi irá disponibilizar uma equipe de profissionais para medir pressão, fazer dosagem de glicemia e colesterol, no Espaço Saúde do Teresina Shopping. Na ocasião, também serão distribuídos folders informativos sobre como se faz para ter uma alimentação saudável e manter o peso adequado. OBS: Melhores informações falar com a Theonas, da Sesapi, através do telefone 9991-0101, ou com o representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia-regional Piauí, José Carlos Formiga (9442-0808) SUGESTÃO DE NOTA 1-Na próxima segunda-feira (07/04), dia em que é comemorada o Dia Mundial da Saúde, a Sesapi irá disponibilizar profissionais para medir pressão e fazer dosagem de glicemia e colesterol, no Espaço Saúde do Teresina Shopping. Também serão distribuídos folders educativo para as pessoas, demonstrando como se faz para manter uma alimentação saudável e um peso adequado. 2-O Hospital Areolino de Abreu preparou uma programação especial para comemorar o “Dia Mundial da Saúde”, na próxima segunda-feira. Pela manhã, a partir das 9h00, terá apresentação musical do Coral da Uespi, visita às novas instalações da Terapia Ocupacional, e ainda o Lançamento do Programa de Atenção Integral à Saúde do Servidor. E as atividades programadas continuam no turno da tarde, a partir das 14h00, com a aferição da pressão arterial e glicemia capilar dos pacientes, e apresentação de uma palestra sobre “Relações Interpessoais”, que está marcada para as 15h00, no auditório do hospital. Além disso, serão distribuídos folders educativos. Maiores informações, falar com a diretora-geral do Areolino, Márcia Astrês, através do telefone 226-2399.