O Conselho Estadual de Saúde realizou ontem (segunda-feira 14/04) a 77ª reunião ordinária. Durante o encontro, o conselho aprovou a realização da I Plenária Estadual de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, que deverá acontecer antes do dia 15 de junho, quando esgota o prazo para encaminhamento do relatório do evento aos organizadores da XII Conferência Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, que será realizada no período de 07 a 10 de julho. A data mais provável é que a plenária seja realizada nos dias 05 e 06 de junho, ontem foi formado um comitê para cuidar da programação, e acertar a data e o local do evento. O gerente de Assistência Farmacêutica da Sesapi, Mário Abel Lima Barros, e a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Tatiana Vieira Sousa, fizeram uma apresentação sobre a importância de se ter um profissional especializado no controle dos medicamentos, que inspiram cuidados, desde a dose até a cura, com a produção, o comércio, a distribuição e o armazenamento. Ainda foi definida a data da IV Conferência Estadual de Saúde, marcada para o período de 09 a 10 de outubro. A secretaria estadual de Saúde está montando uma equipe para ficar à disposição dos municípios, no sentido de ajuda-los a organizar as conferências municipais de saúde. Ainda ficou acertado no conselho que o Projeto de Capacitação dos Conselheiros de Saúde será feito em Teresina, no período de 06 a 09 de maio. A prioridade do curso será para os atuais membros do Conselho Estadual de Saúde. No turno da tarde, o secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, e a diretora de recursos Humanos da Sesapi, Solange Araújo, fizeram uma apresentação sobre o Concurso Público na Área da Saúde, que será anunciado hoje (terça-feira 15/04). A diretora de Vigilância Sanitária da Sesapi, Joana Zélia, também falou sobre a regionalização da Saúde: Atenção Básica. A partir do mês de maio, o Conselho Estadual de Saúde já começa a discutir nas reuniões as sugestões, na área da saúde, para a proposta da Lei Orçamentária de 2004, que será encaminhada pelo governo do Estado à Assembléia.