No próximo dia 23 (quarta-feira após a Semana Santa), o secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, realizará a 97ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite, marcada para o horário de 8h às 12h, no Centro de Convenções. A reunião especial contará com o apoio da Associação Piauiense de Prefeitos Municipais (APPM). Todos os prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado serão convidados para discutir o tema “Atenção Básica: Situação Atual e Perspectiva”. “Queremos chamar a atenção dos municípios para que promovam, de forma eficiente, a atenção básica, investindo no Programa Saúde da Família (PSF) e no Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), com o objetivo de fortalecer o sistema de saúde através do apoio à atenção primária”, destaca o secretário. De acordo com Nazareno, é preciso que os gestores municipais se esforcem para que os profissionais que trabalham na atenção básica possam cultivar o espírito público, a dedicação ao trabalho, a solidariedade com a sua comunidade, a confiança das famílias que acompanham e a vontade de crescer profissionalmente. Durante a reunião da Bipartite também será discutida a questão da regulamentação dos contratos de trabalho dos profissionais que integram o PSF para que se defina a natureza dos vínculos trabalhistas dessas pessoas, priorizando a admissão através do concurso público ou, no mínimo, por meio de um teste seletivo simplificado. “Com essa regulamentação eles terão direitos trabalhistas assegurados e igual oportunidade de acesso”, comenta o secretário-geral da Bipartite, Bruno Figueiredo. Na pauta da reunião também está prevista a discussão sobre a organização da Farmácia Básica e a contrapartida do Estado na distribuição dos medicamentos mais comuns, que são prescritos em nível de ambulatório, como antiparasitas, antibióticos, analgésico, antiácido e remédios para asma.