No próximo dia 26 (Sábado) é comemorado o dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (lei federal nº 10.439/2002). A Secretaria Estadual de Saúde do Piauí já adotou providências para que os municípios realizem atividades referentes à data, tendo em vista que morrem no Brasil 900 mil pessoas por ano, e destas, aproximadamente, 300 mil morrem por doenças cardiovasculares, sendo que 50% destas mortes têm como causa principal a hipertensão arterial. No último dia 15 a Secretaria reuniu membros da Fundação Municipal de Saúde, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Coordenação de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso da Sesapi, e representante das regionais de Saúde para discutir o assunto. Nessa reunião, ficou acertado que a programação iniciaria com a organização de atividades para a semana de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, que teve início na última segunda-feira (21) e termina no sábado (26). A Sociedade brasileira de Cardiologia disponibilizou cartilhas educativas e cartazes para serem distribuir durante as ações desenvolvidas nas unidades de Saúde. Além disso, cada regional de saúde ficou responsável em fazer contato com os municípios para que estes elaborassem sua programação específica, desenvolvendo ações como, por exemplo, fixar faixas chamando a atenção da população para a importância de medir a pressão arterial para proteger a vida. Como parte da programação acertada entre os representantes dos diversos órgãos na reunião, ficou definido que no município de Teresina será realizada uma palestra para discutir o tema no hospital Lineu Araújo, hoje (sexta-feira), às 14h00. Essa palestra sobre as “Novas diretrizes para o Tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica”, será apresentada pelo representante da Sociedade Brasileira de Cardiologia-regional Piauí, José Carlos Formiga L. de Sousa. Além das atividades referentes ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a secretaria estadual de Saúde também coordena o desenvolvimento do “Programa de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde” nos diversos municípios do Estado. Esse programa é responsável pela adoção de medidas preventivas permanentes, como a realização de campanhas para captação dos hipertensos nas unidades de saúde cadastradas, e entrega de medicamentos gratuitos para o tratamento da hipertensão. Estava acontecendo um atraso na entrega desses medicamentos, desde janeiro, mas segundo o Ministério da Saúde, essa situação será regularizada a partir do próximo mês (maio).