Será realizada hoje (quarta-feira dia 23/04), a 97ª reunião da Comissão Intergestores Bipartite, presidida pelo secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles. O evento acontecerá no Centro de Convenções, no horário de 8h às 12h. Devem participar da reunião, que visa discutir o tema "Atenção Básica: Situação Atual e Perspectiva", todos os prefeitos e secretários municipais de saúde do Estado. A discussão sobre a organização da atenção básica nos municípios é fundamental porque além da possibilidade de tratar as pessoas, ainda permite controlar as doenças crônicas (como hipertensão, diabetes), diminui a solicitação dos exames desnecessários, racionaliza os encaminhamentos para os serviços de maior complexidade, reduz a procura direta aos atendimentos de urgência e hospitalares. O evento também contará com a presença do secretário municipal de Sobral, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, que é referência em saúde pública, possui, inclusive, mestrado e também é doutorando na área. Além disso, ele é um dos responsáveis pelo sucesso da Atenção Básica no município de Sobral, que inclusive já dispõe de residência em Saúde da Família. O secretário de saúde de Sobral também ajudou a implementar mudanças que melhoram o atendimento de saúde da prefeitura municipal de São Paulo, além da contribuição que já deu a outros municípios do Ceará, como Quixadá. Durante a reunião da Bipartite também será discutida a questão da regulamentação dos contratos de trabalho dos profissionais que integram o PSF para que se defina a natureza dos vínculos trabalhistas dessas pessoas, priorizando a admissão através do concurso público ou, no mínimo, por meio de um teste seletivo simplificado. Na pauta da reunião ainda está prevista a discussão sobre a organização da Farmácia Básica e a contrapartida do Estado. Logo depois da reunião da Bipartite, o secretário de saúde de Sobral se reunirá com o secretário de Saúde e com o governador Wellington Dias para discutir parcerias que podem ser formadas entre o Piauí e o município cearense, objetivando a melhoria da eficácia da atenção básica em todo Piauí.