O município de Sobral tem uma rica experiência na valorização da Atenção Básica, através de uma parceria entre a Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia, em Sobral, e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), foi possível a criação do curso seqüencial para Agentes Comunitários de Saúde, que terminou resultando no desenvolvimento da Residência Multiprofissional em Saúde da Família.
A intenção do secretário Nazareno Fonteles é, posteriormente, levar uma equipe técnica de profissionais da Sesapi e da Facime para conferir, "in loco", o sucesso do PSF em Sobral, e aplicá-lo no Estado.
O programa dos Agentes de Saúde do Ceará foi implantado em 1987, e hoje possui um grande impacto na saúde dos cearenses, tendo como conseqüência imediata a substancial melhoria do acompanhamento das gestantes e das crianças, sua imunização, aleitamento materno e desenvolvimento nutricional, reduzindo de forma significativa a mortalidade infantil.
O sucesso do programa levou o Ministério da Saúde a adotar a estratégia dos Agentes de Saúde do Ceará para todo o país, com a criação do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
Já o Programa de Saúde da Família (PSF) é uma assistência adotada pelo Ceará para a organização do primeiro nível de assistência desde 1994. A expansão progressiva desta estratégia tem obtido avanços importantes na estruturação e acessibilidade aos serviços de atenção primária à saúde, na relação entre os profissionais e a população, proporcionando uma melhoria nos indicadores de saúde e no nível de satisfação dos usuários e gestores municipais.
É dessa forma, que o Estado do Piauí também pode reforçar o apoio aos municípios, disponibilizando instrumentos e ferramentas, que contribuam para a melhoria do processo de trabalho, por intermédio das equipes do PSF e do PACS em funcionamento no Estado.