O Secretário Estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, nomeou ontem a médica pediatra e sanitarista Joana Zélia Arcoverde de Castro para o cargo de diretora-geral do Hospital Getúlio Vargas. Ela será a primeira mulher a assumir o cargo desde que o hospital foi criado. "É um grande desafio, que recebo com muita humildade porque acho que vou apenas somar com essa equipe de excelentes profissionais que possui o HGV. Sei que esse é um momento bastante complicado, em função da greve dos prestadores de serviços, mas resolvi aceitar o desafio", afirma Joana Zélia.
Antes de assumir o cargo, ela era diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da Sesapi. Ela também trabalhava como médica no ambulatório do HGV e é professora da Universidade Federal do Piauí, onde ministra a disciplina Administração de Serviço da Saúde, da área de Medicina Comunitária. Joana Zéllia ainda dispõe no currículo de uma experiência como diretora do hospital municipal do Bueno Aires. "Acredito que o HGV tomará um novo rumo, a partir do que já observei nesses quatro meses que Joana assumiu a maior diretoria da secretaria. Ela sempre gerenciou de forma participativa e deu encaminhamentos eficazes às ações de saúde", afirma Nazareno.
O secretário ainda anunciou a nomeação do ex-diretor administrativo do HDIC, Carlos Henrique Mendes da Rocha, para o cargo de diretor administrativo do HGV. "Acredito na proposta do governo para melhor a saúde em nosso Estado, por isso aceitei o convite", ressaltou Carlos Henrique. Ainda foi confirmada a permanência de Joselda Duarte como diretora do Pronto-Socorro do HGV, que tinha assumido o cargo, temporariamente, desde que o ex-diretor pediu demissão.
Ainda ontem (terça-feira) pela manhã o secretário teve a primeira reunião de trabalho com os membros da nova diretoria, para discutir os procedimentos que devem ser tomados, considerando o problema da greve no HGV e as adequações que devem ser feitas com base na reforma administrativa.
Apesar de já está em processo de negociação, ainda não foram definidas duas das cinco diretorias do hospital: a diretoria clínica e a diretoria de enfermagem. O secretário acredita que até hoje (quarta-feira 23/04) estes nomes serão anunciados.
Antes da reunião com os novos diretores do HGV, Nazareno esteve na casa do governador Wellington Dias para tratar sobre a nova nomeação da diretoria e fazer um diagnóstico da greve no HGV durante o período da viagem que o governador fez para França. À tarde o secretário reuniu-se novamente com o governador, e o procurador-geral do Estado tentou marcar uma reunião com a Procuradoria do Trabalho para tratar sobre a questão dos prestadores de serviço. "O governador está disposto a resolver todos esses problemas para dar mais tranqüilidade para a população, inclusive, ele reafirmou que irá manter os prestadores de serviço e médicos do HGV até janeiro de 2004, mas outras decisões dependem da Justiça", explica Nazareno.
Clique aqui e veja as fotos da nomeação