Faltando apenas três dias para o fim do prazo da Campanha de Vacinação do Idoso, dia 30 de abril (quarta-feira), o Piauí conseguiu vacinar apenas 50,36% dos idosos, ou seja, 122.206 pessoas a partir de 60 anos de idade. A meta prevista era de vacinar no mínimo 70%, o que corresponde a 243.060 pessoas idosas, em todo Estado.
A coordenadora de Imunização da Sesapi, Kátia Almeida do Rêgo Lobão, faz uma alerta aos municípios que ainda não atingiram a meta de vacinação proposta. “Queremos pedir que esses municípios se mobilizem para atingir pelo menos a meta mínima necessária para imunizar a sua população idosa. Já estamos fazendo contato com todas as regionais de saúde para que esses municípios se mobilizem porque ainda não conseguimos atingir nem o percentual mínimo exigido para conter essa pandemia do vírus da Influenza, prevista pela Organização Mundial de Saúde”, alerta Kátia.
Ela também faz uma recomendação especial às famílias que possuem pessoas idosas e aos próprios idosos. “Os familiares devem levar o idoso para vacinar em qualquer posto de saúde, no horário da manhã ou da tarde, ou nos carros volantes, que estão sendo disponibilizados com o apoio do Programa Saúde da Família. Essa vacina não adoece, ao contrário apenas protege os idosos contra a gripe”, afirma Kátia. Apesar da alerta, alguns municípios do Estado conseguiram o mérito de atingir mais de 95% da cobertura de vacinação dos idosos, entre eles: Bom Princípio, Barra D´Alcântara, Olho D´Água, Conceição do Canindé, São Francisco de Assis, São Julião, Colônia do Gurguéia, Jerumenha, Pedro Laurentino, Socorro do Piauí e Currais.
A Sesapi ainda alerta, que mesmo após o encerramento oficial do período da campanha, no próximo dia 30, todos os postos de vacinação da capital e do interior continuarão vacinando os idosos contra o vírus da gripe.