O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, esteve reunido hoje (30-04/quarta-feira) com prefeitos e secretários municipais de saúde da microrregião de Picos, além de coordenadores municipais do Programa de Saúde da Família (PSF) e representantes da gerência de Atenção Básica da Sesapi, na Associação Comercial e Industrial do município. O objetivo principal da reunião foi tratar sobre o aprimoramento da atenção básica nesses municípios, para que a população tenha melhor qualidade de vida. Na ocasião, o secretário destacou que a atenção básica tem que estar “casada” com a assistência de alta e média complexidade (ou seja, com a assistência dos hospitais) para evitar a necessidade de enviar pacientes do interior para a capital. “Queremos chamar à responsabilidade, os prefeitos e secretários municipais de saúde, para que melhorem as ações básicas desenvolvidas. Vamos buscar parcerias com os municípios, independente de partido político, porque a saúde é algo prioritário nesse governo”, destaca Nazareno. Segundo Fonteles, a Secretaria Estadual de Saúde passa por dificuldades financeiras, mas está se organizando para tentar auxiliar mais os municípios, dando ênfase aos municípios que compõem a microrregião de Picos.“Queremos fazer da região de Picos o maior pólo de saúde do interior do Estado. Tanto é verdade que apesar de reduzirmos o número de vagas no concurso público da saúde, praticamente foi preservado o mesmo número de vagas para o município de Picos”, ressalta Nazareno. Durante a visita à cidade, o secretário também visitou a IX Diretoria Regional de Saúde, o Centro Integrado de Saúde Maria Antônia da Luz, e ainda conferiu de perto o funcionamento do hospital Regional Justino Luz, acompanhado da diretora Carlota Lina Melo. REUNIÃO COM OS PREFEITOS Depois da reunião que discutiu a atenção básica, o secretário conversou com 17 prefeitos da microrregião de Picos. Ele ouviu os reclames de todos os presentes e avaliou o que poderia ser feito de imediato e o que poderia ser planejado para uma etapa posterior. A maior reivindicação dos gestores municipais era a alocação de recursos estaduais para compra de equipamentos, ambulâncias, construção de postos de saúde e casa de parto, mas Nazareno adiantou que a possibilidade da destinação de recursos está prevista somente para o segundo semestre desse ano. Durante a reunião, o prefeito de Campo Grande, Frota Ramos, ressaltou que tem melhorado a assistência médica no hospital de Picos, sobretudo no que diz respeito ao atendimento ligado ao setor de ortopedia, o que tem diminuído custos para os municípios vizinhos, tendo em vista que não é mais necessário enviar esse tipo de paciente para Teresina. O secretário de Saúde destacou que a declaração do prefeito é mais uma prova de que o governo do Estado tem acertado na política de fortalecer os hospitais regionais do interior, através da regionalização. Estiveram presentes na reunião os prefeitos dos seguintes municípios: Padre Marcos, Alegrete, Monsenhor Hipólito, Sussuapara, Santana, São José do Piauí, Queimada Nova, Dom Expedito Lopes, São Luís do Piauí, Campo Grande do Piauí,Vila Nova, Francisco Santos, Jaicós, Padre Marcos, . As secretárias municipais de saúde de São Julião, Pio IX e Francisco Santos também participaram da reunião, além do assessor da prefeitura de Betânia do Piauí, Marcelino Melo. No período da tarde, o secretário ainda participou de outra reunião com um grupo de prefeitos da região (módulo) de Paulistana e Fronteira, onde também ouviu as reivindicações dos gestores municipais, prometendo estudar a viabilidade das mesmas.