A comemoração do aniversário de 62 anos do Hospital Getúlio Vargas reuniu pacientes, funcionários, direção e o secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, num momento de muita confraternização e respeito por uma das instituições mais relevantes do Estado, que marcou a vida de cada servidor do hospital e da sociedade piauiense. “O HGV vive um momento de esperança com uma nova direção e com as mudanças que já estamos ocorrendo, como o início das obras da Clínica Nefrológica e da Central de Resíduos, a reforma da cozinha e o laboratório. Pretendemos ainda fazer algumas enfermarias climatizadas. O HGV é muito carente em equipamentos, por isso também vamos equipar melhor o centro cirúrgico, já estamos providenciando um tomógrafo, além disso, estamos investindo na capacitação de pessoal”, ressalta o secretário. Nazareno reconhece que ainda precisa avançar muito nessa área de pessoal, fazendo, por exemplo, o plano de cargos, carreiras e salários, e insistindo na política de maior interação entre direção e funcionários. “Eu mesmo já estou me dispondo a vir pelo menos de 15 em 15 dias ao hospital para ouvir melhor as pessoas e sentir de perto as necessidades do HGV. Já passei praticamente 15 anos da minha nesse hospital, trabalhando 7 anos como cirurgião-ortopedista do pronto-socorrro, por isso sei o quanto é complexo esse hospital e precisa ter um acompanhado mais de perto”, destaca o secretário. Ele também lembrou que o hospital é tão importante para o governo, que, no início do ano, o governador Wellington Dias fez um enorme esforço no sentido de alocar recursos para a reforma inicial do HGV. Foram destinados cerca de R$ 1 milhão e 500 mil para esse fim. A programação da solenidade de comemoração do aniversário do HGV teve início, às 8h00 (02/05) com uma missa em ação de graça, celebrada pelo padre Jesus Coêlho, no pátio interno do HGV. A mensagem transmitida pelo padre era para que os profissionais do tivessem maior entrosamento com os pacientes. “É preciso ver naqueles que estão doente um ser humano que precisa de assistência e carinho”, afirmou padre Jesus. Durante a celebração teve uma apresentação do Coral da 3ª Idade do Sesc e do Coral da Igreja do São Cristóvão. Depois da missa, todos cantaram parabéns e também foi cortado um bolo em comemoração à data. Diretores de outros hospitais e órgãos da saúde do Estado, como o Hemopi, Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (HDIC), Maternidade Evangelina Rosa e Laboratório Central também estiveram presentes na comemoração do aniversário do HGV. Diretora geral é homenageada Durante a solenidade de comemoração dos 62 anos do HGV, teve uma homenagem especial à atual diretora-geral do HGV, a médica pediatra Joana Zélia Arcoverde de Castro, que é a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela recebeu rosas e agradeceu aos servidores. “Quero somar com o meu trabalho e espero contar com a colaboração de todos para que possamos oferecer um atendimento mais humanizado e de melhor qualidade para os nossos pacientes”, ressaltou Joana Zélia. Ela é formada pela Universidade Federal do Piauí possui pós-graduação em Saúde Pública e mestrado em Políticas Públicas. Joana é médica do Hospital Getúlio Vargas, como lotação no SPA, além disso, também é professora da Universidade Federal do Piauí, lotada no Departamento de Medicina Comunitária, onde ministra a disciplina de Administração de Serviços de Saúde. Na Secretaria Estadual de Saúde Joana Zélia foi Diretora da Divisão Materno Infantil, Diretora do Departamento de Ações básicas de Saúde e Departamento de Vigilância e Atenção à Saúde. A diretora-geral do HGV também já trabalhou na Fundação Municipal de Saúde como Diretora do Hospital do Buenos Aires. Ela é piauiense, mãe de três filhos e avó de dois netos.