O Centro Acadêmico de Farmácia da Universidade Federal do Piauí promoveu hoje (quarta-feira/07-05) um dia de conscientização e oferecimento de serviços de saúde gratuitos para população, por conta da “Campanha Nacional Pelo Uso Racional do Medicamento”. A iniciativa teve o apoio da Gerência de Assistência Farmacêutica do Estado do Piauí, que tem se empenhado no trabalho de conscientizar gestores municipais e profissionais do PSF quanto à importância da conservação dos medicamentos.
A campanha é realizada todos os anos por todos Centros Acadêmicos de Farmácia das Universidades e Faculdades do Brasil. Segundo o presidente do Centro Acadêmico de Farmácia da Ufpi, José de Sousa Lima Neto, o objetivo principal desse tipo de atividade a promoção do bem estar e da saúde da comunidade.
Ele recomenda alguns cuidados básicos, como conservar os medicamentos em locais seguros, protegidos da luz, umidade e calor, e ainda manter os medicamentos sempre longe do alcance de crianças.
A auto-medicação também pode ser extremamente perigosa para a saúde, por isso, José alerta que a pessoa nunca deve tomar qualquer medicamento sem o conhecimento do seu médico. “Cerca de 70% dos envenenamentos no Brasil são provocados por medicamentos”, afirma o presidente do Centro Acadêmico. O uso incorreto de antibióticos dificulta a cura de infecções bacterianas.
Uma outra preocupação constante dos farmacêuticos é com a
falsificação de remédios, por isso José recomenda que as pessoas tomem cuidado de observar a embalagem dos medicamentos. Segundo José, uma das principais irregularidades que identifica que o remédio é falso é a existência de uma bula falsificada ou
copiada (xerocada), além da data de validade alterada.
Os alunos do curso de farmácia da Ufpi também ofereceram ontem, na praça João Luís Ferreira, serviços de saúde gratuitos para a população, como dosagem de glicose e colesterol.