O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, defendeu o fortalecimento da regionalização como desenvolvimento da saúde no Piauí, durante o seminário de Avaliação do Programa de Saúde da Família, realizado na última terça-feira (27/05), em Cristino Castro. Ele alertou aos prefeitos e secretários municipais presentes que é preciso investir mais na atenção básica para melhorar o atendimento de média e alta complexidade no interior e na capital. “É importante que os prefeitos também prestigiem os conselhos municipais de saúde, e a reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIT), onde são pactuadas todas as decisões importantes que envolvem Estado e municípios”, destacou Nazareno. Durante o seminário, o prefeito de Bom Jesus, Marcos Elvas, reconheceu a importância do Programa de Saúde da Família para evolução da saúde pública brasileira, mas ressaltou que os gestores municipais enfrentam muitas dificuldades, com relação, por exemplo, ao Ministério Público do Trabalho, que determina a regularização dos contratos de trabalho dos profissionais que trabalham na atenção básica. Ele ainda enfatizou a dificuldade que o município enfrenta por não poder pagar melhor os profissionais que fazem parte do PSF. Mas, em relação a essa questão, o secretário Nazareno afirmou que é preciso criar condições mais seguras, que possam garantir que os profissionais do PSF cumpram a carga horária obrigatória, e, consequentemente, possam prestar um melhor serviço à população. Depois de participar da abertura do seminário, o secretário visitou o Hospital Municipal de Cristino Castro, Lourival de Abreu Vasconcelos. Em seguida, ele seguiu para o município de Bom Jesus, onde visitou o Hospital Regional Manoel de Sousa Santos e inaugurou o serviço de mamografia, juntamente com o diretor do hospital, Eduardo Augusto de Carvalho. “Esse serviço vai atender não só a população de Bom Jesus, mas também as pessoas dos municípios vizinhos, assim como o serviço de ultrassonografia e ortopedia do hospital, que também se encontram bem avançados. Daí a importância de se investir nos hospitais que fazem parte dos municípios considerados pólos nesse processo de regionalização, como é o caso de Bom Jesus”, enfatizou Nazareno. O serviço de mamografia estava sem funcionar há um ano, as instalações do hospital também melhoraram, agora oferecem um conforto maior para a população assistida, por exemplo, todas as enfermarias possuem ventiladores, os móveis também foram recuperados, e agora a direção está preparando uma sala de leitos semi-intensivo para atender aos pacientes que necessitam de cuidados maiores em relação ao que pode ser oferecido numa enfermaria comum. Assim que terminou a solenidade, o secretário visitou o centro de saúde do município, e também a XIII diretoria regional de Saúde, onde recentemente foi instalado um laboratório de entomologia para fazer análise da larva do mosquito da dengue, do barbeiro, e do transmissor da esquistossomose. Ainda na regional, Fonteles teve um encontro com integrantes da comissão provisória municipal do PT, como representante do diretório estadual do partido. Na oportunidade, ele deu orientações para formação do diretório municipal. O secretário ainda conversou com os prefeitos da região de Bom Jesus. Ele ouviu vários reclames, entre os principais pedidos estão os seguintes: conclusão de casas de partos; reforma de unidades mistas e postos de saúde; ambulância; e aumento de AIH. Na ocasião, Nazareno sinalizou que esses pedidos devem começar a ser atendidos a partir do segundo semestre, com a liberação de recursos do Orçamento da União. Ele ainda destacou as prioridades do Estado para esse ano, como o processo de regionalização. A reunião, que contou com a participação de cerca de 12 prefeitos, aconteceu no auditório do Colégio Agrícola de Bom Jesus.