O governo do Estado, através do secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, fará hoje, às 12h00, a entrega oficial da chave da nova ambulância adquirida para o Hospital GetúlioVargas. O automóvel será entregue no próprio hospital.
Desde o ano de 1995 que o Getúlio Vargas não tem uma nova ambulância. Atualmente, o HGV só dispõe de duas ambulâncias, modelo Combi, sendo uma adaptada, e a outra destinada ao serviço social para levar os pacientes que recebem alta e não têm condição financeira de retornarem para sua residência.
Mas agora o hospital vai dispor de um transporte adequado, para remoção de pacientes graves, que é um carro Iveco, que funcionará como uma UTI móvel. A ambulância está sendo adaptada com equipamentos como suporte para cilindro, armário para medicamentos de atendimento de emergência (inclusive para reanimação cardio-pulmonar) e material, suporte duplo para soro, respirador (ventilador mecânico), bomba de vácuo, aspiradora, máscaras para respiração boca a boca, e cardioversor para reanimar pacientes com parada cardíaca.
O diretor administrativo do Hospital Getúlio Vargas, Carlos Henrique Mendes, ressalta que a ambulância não funcionará como resgate, servirá apenas para remoção de pacientes graves, que necessitem, por exemplo, ser transferidos para outro hospital, ou que precisam fazer exames num outro local, caso o HGV não realize o mesmo.
A ambulância tem direção hidráulica, ar-condicionado e ainda é climatizada no compartimento do paciente, além disso, a maca é adequada para o transporte de pacientes. Ela é articulada, retrátil, com rodízio, colchonete revestido em courvin e cinto de segurança
Essa ambulância foi adquirida com recursos do Tesouro Estadual, no valor de R$ 70.990,00 através do processo licitatório, modalidade carta convite nº 029/2003.