A secretaria estadual de Saúde marcará presença na Micarina Meio Norte, garantindo uma festa mais saudável aos foliões, através de ações desenvolvidas pela coordenação de Doenças Transmissíveis, Vigilância Sanitária Estadual, e Hemopi. O objetivo é aproveitar o evento, que sempre reúne multidão, para dar orientações de saúde aos foliões, e ainda fazer a distribuição de 100 mil preservativos.
O trabalho será feito em parceria com o Imepi, que além de ajudar no trabalho de conscientização e verificação de produtos durante a Micarina também atuou como responsável pela fiscalização dos preservativos nas farmácias, drogarias e distribuidoras durante o período que antecedeu à Micarina Meio Norte, certificando se os mesmos possuem o selo de qualidade do Inmetro.
Também será feito um trabalho de conscientização dos foliões que vão participar dos blocos, para que eles considerem a importância do uso do preservativo, sendo o mesmo disponibilizado no próprio kit abadá. A secretaria disponibilizará um total de 24 mil preservativos para os blocos, sendo colocadas duas camisinhas em cada um dos kit´s. Além disso, ainda serão distribuídos preservativos no corredor da folia.
Durante todos os dias da Micarina, três técnicos da secretaria e três do Imepi estarão distribuindo folders, camisetas, ventarola, além dos preservativos, na entrada que dá acesso ao corredor da folia e em toda a extensão do corredor.
A Vigilância Sanitária Estadual, por sua vez, irá fazer um trabalho de conscientização junto aos barraqueiros que participam do evento, para que mantenham a qualidade da comida e da bebida que será servida aos foliões, e o Hemopi aproveitará para divulgar a importância do ato de doar sangue.