A secretaria estadual de Saúde irá realizar na próxima sexta-feira (18/07) o Seminário sobre Programação Pactuada e Integrada (PPI) “Construindo um Futuro do SUS”. O evento acontecerá no Rio Poty Hotel, no horário de 8h00 às 18h00. A PPI é um processo instituído no âmbito do SUS para a alocação de recursos da assistência à saúde nos estados e municípios brasileiros, resultante da definição, negociação e formalização dos pactos entre gestores, das prioridades, metas, critérios, no interior das redes regionalizadas e hierarquizadas de serviços bem como os limites financeiros para cada município, explicitando a parcela destinada à assistência da própria população e das referências recebidas de outros municípios. Os objetivos gerais desse seminário, que contará com a presença dos secretários municipais de saúde de todo o Estado, são os seguintes: buscar a equidade de acesso da população brasileira às ações e serviços de saúde em todos os níveis de complexidade; orientar a alocação dos recursos financeiros federais de custeio da assistência à saúde pela lógica de atendimento às necessidades de saúde da população; explicitar os recursos federais, estaduais e municipais, que compõem o montante de recursos do Sistema Único de Saúde destinados às ações e serviços de saúde; e consolidar o papel da secretaria de saúde na coordenação da política estadual de saúde. A programação do seminário começa às 8h00, com o credenciamento dos participantes, entrega do material e crachás de identificação. Às 9h00, o secretário estadual Saúde, Nazareno Fonteles, fará a abertura do evento. Logo depois, terá uma exposição de um representante do Ministério da Saúde. E às 10h30 haverá uma exposição sobre a “Parametrização da Programação Pactuada Integrada e sua Macro Locação”, que será apresentada pelos diretores da Sesapi, Geraldo Magela e Marília Futino. Às 14h00 haverá uma divisão dos grupos de trabalho. O evento será encerrado, às 18h00.