O pronto socorro do Hospital Getúlio Vargas está passando por um processo de melhoria significativa, que envolve desde a recuperação das instalações físicas como de equipamentos, como o incentivo em relação à capacitação dos profissionais.
A nova diretoria melhorou as instalações físicas e sanitárias do pronto-socorro, além do suprimento de medicamentos e material, sendo que cerca de 90% desses produtos usados no PS já foi providenciado um estoque de segurança para 30 dias. Além disso, muitos equipamentos que estavam sem funcionar agora estão servindo à população. Também foram colocados novos pontos de oxigênio, ar comprimido e vácuo (necessários para o funcionamento de respiradores e aspiradores). O setor também está com o sistema de fisioterapia em funcionamento.
Atualmente o pronto-socorro do HGV dispõe de 100 leitos, sendo 32 localizados no térreo, 49 no primeiro andar, e 19 no segundo andar. Ainda estão sendo usados sete apartamentos de dois leitos, que antes eram usados apenas pelos usuários de convênios particulares, e agora estão sendo disponibilizados para usuários do SUS.
A diretora do Pronto Socorro, Joselda Duarte, explica que é difícil tentar acabar com a permanência de macas no corredor, sobretudo porque o pronto socorro do HGV atende a vários Estados da região Norte do país. O hospital ainda possui uma média de atendimento de 270 pessoas por dia, sendo responsável por cerca de 40 internações e 20 cirurgias diárias. “Fazemos 40 internações por dia, mas não temos 40 altas de paciente por dia”, destaca Joselda. Ela acrescenta que das 1.500 internações hospitalares mensais do Hospital Getúlio Vagas, 1.100 são oriundas do pronto socorro.
Uma outra preocupação constante da direção do pronto socorro, assim como de toda a direção do HGV, é quanto à qualificação dos profissionais. A própria secretaria estadual de Saúde está financiando o curso “Avanço em Medicina de Emergência” para sete clínicos do pronto socorro do HGV. Esse curso tem duração de sete meses, e está sendo realizado por uma universidade particular de Teresina (Instituto Camilo Filho), em parceria com o Hospital de Terapia Intensiva (HTI).
Além do pronto socorro, o Hospital Getúlio Vargas ainda está oferecendo cursos de capacitação para os servidores. Já está sendo formada a segunda turma do curso para melhoria de qualidade no atendimento, que envolve como público alvo recepcionistas e porteiros em que mais de quarenta pessoas serão beneficiadas nessas duas etapas. Logo depois deste curso, será a vez do pessoal da limpeza receber a qualificação necessária para melhor atender a população no maior hospital do Estado.