A secretaria estadual de Saúde recebeu nesta quarta-feira (16/07) a visita da representante do UNICEF no Brasil, Maria José Medeiros, objetivando firmar parceria para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde da criança e da mulher.
Essa parceria envolve três linhas de atuação. A primeira visa permitir que os hospitais que realizam parto façam a emissão gratuita do registro civil de todos os nascidos vivos. Dessa forma, a criança já sai do hospital com esse direito assegurado.
A segunda linha de atuação diz respeito ao incentivo da prática do aleitamento materno através da iniciativa “Hospital Amigo da Criança”. E a terceira e última linha de atuação diz respeito à assistência à saúde da mulher quanto ao pré-natal, nos municípios que integram a região do semi-árido.
Todas essas iniciativas significam um avanço importante para o Estado, pois permitem diminuir a mortalidade materno-infantil, além de garantir direitos básicos, como o registro civil. Para assegurar o desenvolvimento dessas ações, o UNICEF irá disponibilizar R$ 100 mil reais nesse semestre para o Piauí.
A secretaria estadual de Saúde também já desenvolve uma outra parceria com o UNICEF, que visa o desenvolvimento de ações de saúde relacionadas à Prevenção de Risco na Adolescência. Essa parceria também conta com o apoio da Ação Social Arquidiocesana (ASA). Para o desenvolvimento dessas ações ligadas à saúde do adolescente, o UNICEF disponibilizará esse ano para o Piauí R$ 30 mil.