O secretário estadual de Saúde, Nazareno Fonteles, visitou na última terça-feira (22/07) o Hospital Regional Eustáquio Portela, em Valença do Piauí, que está sendo considerado o hospital estadual de referência e modelo de administração hospitalar para todo Estado. Nazareno ficou surpreso ao ver de perto as transformações ocorridas no estabelecimento de saúde, sobretudo no que diz respeito à melhoria da infra-estrutura física e humanização do atendimento. “Isso só demonstra que eu estava no caminho certo, quando optei por uma administração mais profissionalizada nos hospitais da capital e do interior”, comentou o secretário. O hospital de Valença estava com a estrutura física e funcional comprometida, mas passou por uma ampla reforma no atual governo, realizada com recursos do tesouro estadual, e agora está podendo assistir melhor à população de Valença e dos 10 municípios vizinhos que procuram atendimento no referido hospital, o que abrange uma população de cerca de 100 mil habitantes. Atualmente, o hospital realizada cerca de 8.000 atendimentos e 278 internações mensais. A diretora do Eustáquio Portela, Valdeci Leite Barros, comentou que ao assumir o cargo, encontrou o hospital regional em situação precária, com todo o atendimento ao público comprometido, a exemplo das cirurgias suspensas por falta de medicamentos, rouparias, e internações que eram feitas só em casos de urgência, além disso, cerca de 80% dos equipamentos estavam sem condição de uso. Mas assim que ela assumiu o hospital, providenciou uma reforma nas instalações físicas e elétricas do hospital, os móveis e equipamentos foram recuperados e as enfermarias, consultórios, farmácias e setores administrativos estão todos climatizados. “Todos os recursos que entram neste hospital estão sendo gerenciados em benefício dos pacientes, o que tem sido até agora satisfatório para toda a população”, declara a diretora. A aparência externa do hospital também está bem melhor, uma das coisas que mais chama à atenção é o jardim do pátio do estabelecimento de saúde, que foi todo reestrurado, com remoção da grama excedente e aquisição de novas plantas e serviço de jardinagem profissional. Apesar de todas as melhorias feitas em apenas cerca de 7 meses de governo, o hospital ainda precisa de uma ambulância, mas o secretário de saúde ressaltou aos funcionários e diretores do hospital que a Sesapi já fez um projeto ao Ministério da Saúde, solicitando mais de uma centena de ambulância para vários municípios do Estado. Durante a visita que Nazareno fez ao hospital, tanto a população local quanto os funcionários manifestaram interesse que o governador Wellington Dias visitasse o hospital para reinaugurá-lo. Eles estão empolgados com as mudanças positivas realizadas. O hospital de Valença possui atualmente 52 leitos, distribuídos entre as seguintes especialidades: pediatria, obstetrícia, clínica médica, clínica cirúrgica e outras especialidades. Cerca de 108 funcionários trabalham no local.